TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leveza - Seis propostas para o próximo milênio

Por:   •  28/5/2015  •  Resenha  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Este trabalho, tem por finalidade, demonstrar a relação existente entre:

o filme, A vida é bela; e a primeira proposta escrita por Italo Calvino, Leveza;

Além de esclarecer a síntese do seu pensamento exposta metafóricamente na

proposta descrita.

ABSTRACT

This work aims to demonstrate the relationship between:

the movie,Life is beautiful; and the first proposal written by Italo Calvino, Lightness;

In addition to clarifying the synthesis of his thinking metaphorically exposed in

proposal described.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

LEVEZA

A VIDA É BELA

RELAÇÃO FILME COM O LIVRO

CONCLUSÃO

CURIOSIDADE

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

“Esta primeira conferência será dedicada à oposição leveza-peso, e argumentarei a favor da leveza. Não quer dizer que considero menos válidos os argumentos do peso, mas apenas que penso ter mais coisas a dizer sobre a leveza.”

A ideia de Calvino consiste na oposição leveza-peso.

Nesta conferência,ele relata essas duas vertentes,estabelecendo dessa forma um vínculo entre elas.Sendo assim,propõe argumentar a favor da leveza,sem desconsiderar os argumentos do peso,pois,não há leveza se não houver o peso.

LEVEZA

Para esclarecer a leveza e suas aplicações,sustentarei meu artigo em algumas metáforas ligadas a figura de Perseu,descritas por Calvino em seu livro.

“Às vezes, o mundo inteiro me parecia transformado em pedra: mais ou menos avançada segundo as pessoas e os lugares, essa lenta petrificação não poupava nenhum aspecto da vida.”

“O único herói capaz de decepar a cabeça da Medusa é Perseu,que voa com a sandálias aladas; Perseu, que não volta jamais o olhar para a face da Górgona, mas apenas para a imagem que vê refletida em seu escudo de bronze.”

Com essas palavras, o autor deixa claro, que a leveza, está completamente inserida no seu cotidiano, seja no ambiente de trabalho, no âmbito familiar ou nas suas esferas socias. Ao relacionar essa característica à figura de Perseu, expõe que leveza, trata-se da essência, da consciência, de um ponto de vista individual. Retratando também, como as pessoas tem abandonado essa individualidade, tornando-se petrificadas, ou melhor dizendo, indivíduos de massa.

“A relação entre Perseu e a Górgona é complexa: não termina com a decapitação do monstro. Do sangue da Medusa nasce um cavalo alado, Pégaso; o peso da pedra pode reverter em seu contrário; de uma patada, Pégaso faz jorrar no monte Hélicon a fonte em que as Musas irão beber. Em algumas versões do mito, será Perseu quem irá cavalgar esse maravilhoso Pégaso,caro às musas, nascido do sangue maldito da Medusa. (Mesmo as sandálias aladas, por suas vez, provinham de um mundo monstruoso: Perseu as havia recebido das irmãs de Medusa, as Graias de um só olho.) Quanto à cabeça cortada, longe de abandoná-la, Perseu a leva consigo, escondida num saco; quando os inimigos ameaçam subjugá-lo, basta que o herói a mostre, erguendo-a pelos cabelos de serpentes, e esse despojo sanguinoso se torna uma arma invencível em suas mãos, uma arma que utiliza apenas em casos extremos e só contra quem merece o castigo de ser transformado em estátua de si mesmo.”

“Perseu consegue dominar a pavorosa figura matendo-a oculta, da mesma forma como antes a vencera, contemplando-a no espelho. É sempre na recusa da visão direta que reside a força de Perseu, mas não na recusa da realidade do mundo de monstros entre os quais estava destinado a viver, uma realidade que ele traz consigo e assume como um fardo pessoal.”

Nesses argumentos, Italo expõe a oposição leveza-peso, tratando-se metafóricamente das situações enfrentadas no dia a dia. Ao observar esse parágrafo, nota-se, que em cada situação difícil,que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com