TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso IMED Saúde

Por:   •  21/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A IMED Saúde é uma clínica que tem a missão de cuidar da vida com o máximo de qualidade, oferecendo estrutura total com um preço acessível e justo para seus pacientes. A empresa oferta consultas em diversas especialidades médicas, além das consultas online e exames laboratoriais, de imagem, de coronavírus e coleta domiciliar. O diagnóstico completo é oferecido em um só lugar, com estrutura completa para cuidar da saúde com conforto, com boas propostas e valores acessíveis.

A clínica atualmente tem 4 unidades, a primeira unidade inaugurada fica na Av. Itavuvu, 655 - Jardim Maria Antônia Prado, e todas estão localizadas em Sorocaba, município de São Paulo.

A IMED preserva a saúde e a qualidade de vida de seus clientes, priorizando o atendimento ético e humano, valorizando a excelência do atendimento com responsabilidade, transparência e energias positivas. Entre os valores da empresa estão o trabalho em equipe, o atendimento ético e humano, responsabilidade com os colaboradores e clientes, transparência e a entrega de felicidade e saúde para seus pacientes.

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

1. MAPEAMENTO DE CENÁRIOS

O mapeamento de cenários é um processo de análise e monitoramento dos contextos internos e externos nos quais uma organização está inserida. Quando mapeamos os cenários do microambiente (perspectivas internas) e do macroambiente (perspectivas externas), coletamos informações que nos permitem tomar decisões mais assertivas, prever tendências de mercado, mitigar riscos e obter insights sobre a concorrência.

Neste estudo de caso, objetivamos compreender nossos temas de estudo em um cenário prático e oferecer soluções efetivas para a organização observada.

Macroambiente

Aspectos Naturais

Com o avanço da pandemia da Covid-19, desde os primeiros meses de 2020, clínicas e hospitais tiveram o grande desafio de atuar como serviço essencial à população e prestar atendimento ao público em um momento de crise sanitária.

De acordo com o Panorama das Clínicas e Hospitais 2021, estudo realizado pela Doctoralia e TuoTempo, os estabelecimentos do setor de saúde privada tiveram que se reinventar e adotar um novo modelo de atendimento: a telemedicina, autorizada pela Lei Federal 13.989/2020.

A adoção da telemedicina permitiu que as clínicas e centros médicos pudessem continuar os atendimentos durante a pandemia do novo coronavírus e ampliar o acesso aos serviços oferecidos.

Para o ano de 2021, visto que ainda vivemos um cenário de muitas incertezas, o estudo prevê que as empresas que não investem em inovação e tecnologia tendem a sofrer cada vez mais os impactos da pandemia.

Aspectos Socioculturais

Segundo dados da Secretaria de Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, 56,8% da população de Sorocaba é dependente do SUS e a demanda de atendimento na rede pública é cerca de três vezes maior do que na rede privada, uma vez que a maioria da população não tem convênio de saúde.

Aspectos Tecnológicos

Após a regularização da telemedicina (Lei Federal 13.989/2020), as clínicas e hospitais da rede privada passam a aderir cada vez mais à “saúde digital”.

Ainda de acordo com o Panorama das Clínicas e Hospitais 2021, mais da metade (51%) das clínicas e hospitais participantes do estudo ainda optar por plataformas de vídeo tradicionais gratuitas, como Zoom, Skype, Whatsapp ou Google Meet; 45% utiliza softwares médicos; 2% utiliza plataformas de vídeo pagas e os outros 2% utiliza plataformas de planos de saúde.

A pesquisa aponta que as plataformas tradicionais gratuitas não têm recursos para lidar com os dados sigilosos compartilhados nas consultas e para armazenar dados importantes. Sendo assim, os softwares médicos são um diferencial competitivo.

Aspectos Demográficos

Segundo o IBGE 2020, Sorocaba (onde se localiza a IMED Saúde) é a quarta cidade mais populosa do interior paulista, com uma população de 687.357 habitantes. Com uma área territorial de 450,38 km², Sorocaba integra a Macrometrópole Paulista, junto com a Grande São Paulo, a Região Metropolitana de Campinas, a Região Metropolitana da Baixada Santista, Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Os serviços de saúde estão concentrados na Região Centro-Sul região centro-sul do município, conforme o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (2018), e a maioria dos estabelecimentos de saúde é administrada pela esfera privada.

Aspectos Econômicos

De acordo com estudo realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Sorocaba tem um PIB superior a R$ 32 bilhões, o décimo nono do país, e as bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços.

A Região Metropolitana de Sorocaba tem o 8º maior PIB do Brasil (R$ 77,8 bilhões) e ultrapassa países como República Dominicana, Líbano e Uruguai.

Microambiente

Empresa (funcionários/terceirizados)

A IMED surgiu em 2015 e, apesar de pouco tempo no mercado, é pioneira em serviços médicos acessíveis em Sorocaba. Em pouco mais de 5 anos, alcançou grande reconhecimento e se tornou referência. A empresa não tem muita presença nas mídias sociais e, mesmo com boas artes gráficas, as respostas do público e engajamento não são boas. No Instagram, possuem apenas 1.400 seguidores e no Facebook possuem nota 5 e 4.600 curtidas. O Twitter tem apenas 22 seguidores e está sem movimento desde 2018. O site oficial é muito bem elaborado e responsivo, com boas ferramentas e opções de contato no próprio site. O WhatsApp utiliza um Robô que fornece o atendimento automático muito preciso e com grande eficiência. No Google, a empresa possui nota 4.6 com 286 avaliações. As 4 unidades têm uma estrutura completa e oferecem consultas médicas, exames, serviços odontológicos e cirurgias gerais nas melhores localizações de Sorocaba.

Figura 1: Resultados no Google

Figuras 2, 3 e 4: Redes sociais

Figuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com