TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O inicio da comunicação com base no filme: A Guerra do Filme

Por:   •  19/1/2016  •  Resenha  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Lianna Carolina Arraes Oliveira

FILME: A GUERRA DO FOGO

         O filme de Jean – Jacques Annaud, a guerra do fogo, relata de certo modo o surgimento da comunicação e da linguagem. O mesmo conta a história de dois grupos de hominídeos que vivem no ano 80.000 a.C., ou seja, no período paleolítico, nessa determinada época a tribo que possuía fogo tinha vida, em meio a essa condição há o desenrolar de toda a trama.  

      Os dois grupos retratados na trama se divergem no quesito comunicação. O primeiro possui uma comunicação baseada em grunhidos e gritos já o segundo, usa uma comunicação um pouco mais evoluída e rica, chegando até a se utilizar alguns sons que ecoam como sílaba para fazerem a comunicação entre si.

      A linguagem corporal, os grunhidos e gritos são utilizados para expressar as emoções, as dores e os momentos. As respostas e o entendimento nesse tipo de comunicação se mostram de maneira bem subjetiva, pois cada personagem responde, reage de uma forma particular. Uma cena do filme nos revela isso, que é quando um homem acerta a cabeça do outro com uma pedra, para o telespectador fica claro que foi uma piada, mas esse entendimento para os personagens dentro da história não é unânime.

       No decorrer do filme as duas tribos se interagem, e essa ação traz uma sofisticação para a capacidade de se comunicar, sendo assim, vemos como se deu todo processo de evolução da comunicação, que no seu início utilizava meios básicos como: linguagem vocálica e gestos e hoje, após muitas adaptações possui um sistema mais elaborado.

      Não devemos desconsiderar jamais essa comunicação primitiva baseada nos gestos, grunhindos e gritos, é dela que se originou a linguagem falada utilizada hoje.

       Tendo em vista tudo isso, conclui se o quão importante é a comunicação, a mesma se mostra tão vital como respirar, pois nos ajuda a socializar e a manter relações. Ela continua sendo fundamental nas interações humanas tanto pessoais, como profissionais, não importando a época, o ano, sendo século XXI ou, período paleolítico, a comunicação entre os indivíduos sempre esteve presente em nosso meio e sempre estará.

       Sem a comunicação não há vida, de que valeria viver em meio aos homens e não compartilhar as emoções, paixões e momentos.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com