TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia e Sociologia Platão

Por:   •  28/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios de Filosofia

Disciplina: Filosofia e sociologia

  1. Para Platão, qual é o significado de Pólis? E que importância ele atribui à divisão social e individual do trabalho na sua constituição? (3pts)

Pólis é um modelo de cidade-estado ideal proposto pelo filosofo. Ele a projetou como sendo um lugar adequado para a aplicação do conceito de justiça e educação, e que oferecia lugares fixos para os cidadãos de acordo com a natureza de cada um. Deveria existir uma organização, instituições e leis que regiam a vida dos indivíduos e suas relações mutuas.

Platão foi o primeiro pensador que se referiu largamente à divisão social do trabalho e à origem e organização real, e ideal, da cidade-estado. Os cidadãos estariam divididos em três classes: a dos guardiões-filósofos, a dos guerreiros e a dos produtores. Estas três classes representavam, respectivamente as funções essenciais de qualquer sociedade: a administração, a defesa e a produção e garantiria a harmonia e a estabilidade da sociedade. Platão considerava que cada homem precisa do auxílio material e moral dos outros. Desta variedade de necessidades humanas origina-se a divisão do trabalho e, por consequência, a distinção em classes, em castas, que representam um desenvolvimento social e uma sistematização estável da divisão do trabalho no âmbito de um estado. Dessa maneira, a divisão em classes ou castas segundo Platão levaria a harmonia social e contribuiria para a estabilidade da República.

  1. Segundo Platão, quais são as razões da superioridade da divisão social do trabalho sobre a divisão individual? Neste ponto, qual é, segundo ele, a importância da pluralidade das necessidades?(1 pt)

Platão acreditava que se a Sociedade fosse organizada segundo suas ideias, a mesma caminharia para um estado de plena harmonia, justiça e crescimento. Porém, como requisito fundamental as vontades individuais deveriam se colocar em segundo plano em relação a este sonho maior. Nesta concepção, ocorreria a divisão social do trabalho, em que indivíduos deveriam ser agrupados em castas, alcançado o estado de ordem social.

  1. Para Platão a pluralidade das necessidades é condição necessária e/ou suficiente para a divisão social do trabalho? E a pluralidade das aptidões? (1 pt)

Para Platão pluralidade das necessidades é condição necessária para se ter a divisão social do trabalho. Necessário porque uma sociedade é um organismo complexo, que para sobreviver deve ter indivíduos com diferentes aptidões, funções, ideias. Já a pluralidade das aptidões é considerada como sendo suficiente pelo filosofo, que pensava que a sociedade deveria pensar coletivamente, esta separada em castas, e esta voltada para o bem comum.

  1. Examine cada elemento (a caverna, as correntes, as sombras, o sol, etc.) utilizado por Platão e mostre a correspondência possível com a nossa própria vida. (10 pts.)

Caverna

A caverna faz analogia ao mundo real. Um ambiente limitado, sem clareza, em que as ideias não se apresentam em sua totalidade. Segundo Platão, somente quando escaparmos da caverna, entramos no reino das ideias, teremos condições de ver a verdadeira realidade. Para conseguir acessar este novo mundo é necessário o uso racional da mente, dos conhecimentos, da dialética.

Sombras

Representam as coisas materiais e sensoriais que percebemos. Pode ser compreendida também como a ignorância ou reflexo da luz verdadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com