TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.151 Palavras (21 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

Curso de pedagogia

DOSSIÊ  ÚNICO

Módulo

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Acadêmica : IVANETE DIAS DE SOUZA SILVA

Professor : ERLEI ANTONIO VIEIRA

Turma : 05/2013                              Data : 28/04/2015

MÓDULO

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Disserte sobre a contribuição da filosofia no cotidiano escolar, abordando o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).

R-A filosofia é uma forma de conhecer e analisar a realidade, ou seja, como o “esforço de conhecimento, de reflexão, de esclarecimento, que os homens desenvolvem com o objetivo de compreender a significação da própria existência”. Neste sentido, a filosofia, enquanto reflexão da vida pode ser empreendida por todo indivíduo que busca compreender o homem, a natureza, a sociedade e as implicações da atuação humana no mundo. O que difere é o grau de compreensão da realidade e dos inúmeros aspectos que influenciam a nossa condição humana e social.

Na esfera educacional, a reflexão filosófica é primordial, pois permite conhecer os      fundamentos da educação, ou seja, a influência da filosofia sobre as concepções pedagógicas, elaboradas ao longo da história. Enquanto a filosofia busca explicar os conceitos de homem, sociedade, cultura, ideologia etc., a educação utiliza tais estudos para formar um ser humano integrado e emancipado. Cabe, portanto, à educação desenvolver a atitude filosófica, preparando o indivíduo para questionar, investigar e analisar a realidade que o circunda. Segundo Lukesi, o exercício filosófico é composto de três passos sendo:

 Sendo o primeiro investigar os valores que orientam a nossa pratica, visando consciencientizar–se dos interesses e necessidades que a configuram.

 Segundo a critica das praticas e princípios norteadores, para verificar se são significativos

Terceiro reconstruir os valores significativos e suficientes válidos para guiar sua prática na direção almejada.

  1. O método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica, pode ser aplicado na escola atual? Justifique.

R- Sim, seu método de ensino contribui em muito para se adquirir o aprendizado. Aonde professor  instiga o  aluno e ambos interagem em busca do conhecimento.

Na ironia a intenção de Sócrates é de trazer a tona tudo o que o aluno sabe, através de questionamento sobre determinado assunto, pois muitos acreditam que seus conhecimentos são suficientes, ao expor suas idéias  sobre o assunto abre-se o caminho para a refutação.

Refutação: consiste  demonstrar sua ignorância, refuta-se o conhecimento apresentado. O objetivo é evidenciar que o conhecimento é inesgotável e, por isso deve ser buscado constantemente.

Maiêutica: ao reconhecer sua ignorância, o interrogado torna-se apto a elaborar um conhecimento mais perto da verdade. Trata-se de extrair do outro o que está oculto em sua alma. O professor seria comparado á parteira, pois auxiliaria o nascimento das idéias mais puras e verdadeiras.

  1. Argumente sobre a filosofia de Platão, explicando o papel da educação na formação do indivíduo, explicitado no Mito da Caverna.

R- Para Platão na busca pelo conhecimento, o homem está em contato com duas realidades:

- Mundo inteligível: refere-se ao mundo de idéias gerais, no qual as coisas são eternas, imutáveis, perfeitas, únicas e verdadeiras.

- Mundo sensível: é o mundo dos fenômenos, tudo aquilo que é acessível aos sentidos ( olfato, audição, visão, tato e paladar), são realidades dependentes mutáveis que somente representam as verdadeiras idéias, mundo ilusório.

A narrativa evidencia que o indivíduo que está preso ao mundo sensível é incapaz de conhecer a essência das coisas de alcançar a idéia verdadeira (mundo inteligível).

 A educação deve despertar a consciência dos alunos, para instigá-los a elaborar novos conhecimentos, a decifrar as ideologias e superar o senso comum, possibilitando ao educando sair da “caverna “ da ignorância e conduzi-lo a luz do conhecimento.

  1. Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.

- Ao contrário de Platão e dos pré-socráticos, rejeitou a idéia de que muitos dos diversos ramos da indagação humana poderiam, em princípio, ser classificados sob uma disciplina baseada em algum princípio filosófico universal. Negava a existência de leis exatas da natureza humana, sustentando que certas categorias metafísicas como quantidade, qualidade, substância e relação fossem aplicáveis à descrição de todo fenômeno. Se há uma linha comum em muito do trabalho de Aristóteles, essa está em seu conceito de teleologia (finalidade). Talvez, como resultado de sua preocupação com estudos biológicos, Aristóteles enfatizava a idéia de que o comportamento animado e inanimado vai em direção a alguma finalidade (telos) ou objetivo. Seu raciocínio se baseia na idéia de que todas as coisas têm uma função natural e lutam para efetivar ou exibir tal função. É pelo conceito de função que Aristóteles conecta a ética à física, alegando que a função natural do homem é pensar, e pensar bem é pensar de acordo com a sua virtude. A ética aristotélica pauta-se, portanto, no caráter do homem, que pode ser moralmente bom ou moralmente perverso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (337.8 Kb)   docx (112.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com