TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.554 Palavras (19 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

HISTÓRIA GERAL – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

Paleolítico: Eram nômades, vivia da caça, pesca e coleta, morava em cavernas,usava as pedras como instrumento de trabalho e para produzir e conservar o fogo,sua matéria prima basicamente era a pedra.

Neolítico: A vida foi mudando pela aceleração de sua capacidade intelectual e evolução técnica o homem descobrira a agricultura e deixou a vida nômade fixou residência, domesticou animais que veio a facilitar sua vida, não mais dependendo somente da coça, descobriu a roda,a cerâmica e começou a tecer lã dos animais e algumas fibras vegetais, produzindo os primeiros tecidos, que os aquecia livrando do frio intenso,aprenderam a cultura dos mortos.

Metais: época em que foram substituído os objetos e ferramentas de pedra, ossos por metal, cobre e bronze.,a fabricação de ferro permitiu que se fabricasse armas que foi usadas nas guerras para conquistar outros grupos, a população cresceu visivelmente em algumas regiões do planeta desenvolvendo a vida em comunidade, posteriormente se transformando em cidades.

2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.

Idade antiga: do descobrimento da escrita ate a desagregação do império Romano do ocidente, em 476; política onde surgiu a democracia, onde a maior autoridade era o Faraó a máxima autoridade considerado um deus vivo na terra, os sacerdote, militar escribas,era categorias sociais, sustentado pelos camponês, artesão, e pequenos comerciantes,a economia era basicamente agrícola, religião acreditava em vários deuses divindades, que poderia interferir diretamente nos fenômenos da natureza.

Idade media: Da desagregação do império Romano do ocidente ate a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1973; a base da economia do sistema feudal era a terra,na política o Monarca era a autoridade máxima e absoluta, nas os senhores feudais detinha o poder militar,a sociedade era bem pequena,o clero desempenhava função religiosa, nobres exercia a função militar,e os servos produzia os meios de subsistência e pagava os tributos.

Idade moderna: da tomada Constantinopla pelo os turcos ate a revolução francesa 1789; Um mundo em transformação, a hegemonia da Igreja católica e abalada,política e espiritualmente, com os movimentos reformistas vigente e a economia deixa de ser uma pratica evolvendo curtas distancias e surge as grandes navegações, apesar da base da economia, continuasse a agricultura conquistariam grande impulso na industria têxtil.

Idade Consteporamia: :da revolução francesa ate os dias atuais,

A desagregação do feudalismo o crescimento econômico da burguesia, a intensificação do absolutismo a sociedade era dividida em clero, nobreza e povo

3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião?

A sociedade Egípcias deixou importantes conhecimento para humanidade, como cultivo da terra, criação de animais, cobrança de impostos para realização de obras publicas, e significativa contribuição, na ária da ciência, matemática, medicina astronomia,arquitetura, artes, e na religião crença como imortalidade da alma juízo final oferenda aos deuses ainda praticadas por varias religiões ate hoje.

4. Quais eram as propostas e os objetivos dos atenienses e dos espartanos no campo da educação?

Educação Espartana era rígida, a criança ficava com a mãe até 7 anos de idade depois ficava aos cuidado do estado ate os 60,ate aos 18 aprendia ler e escrever, era submetido a treinamentos rígidos para ser bons soldados, a educação das meninas era igual em casa aprendia ler e escrever, e fazia muitos exercícios físicos para ser mães de bons soldados,tudo era feito em torno de se formar bons soldados,para manter os privilégio conquistado.

Educação Ateniense, só tinha escolas particulares estudava quem os pais tinha dinheiro para pagar, as crianças era matriculada aos 7 anos onde era acompanhado por um escravo chamado pedagogo os 18 anos se registrava no demos e prestavam o serviço militar obrigatório, somente os 20 se tornava cidadão, as mulheres ficavam em casa e não recebia nenhum tipo de educação,eram totalmente excluída,da vida política e social.

5. Disserte sobre as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura, ressaltando aspectos tipicamente romanos da época, como a república, o direito, o exército e a sociedade dividida nas classes dos patrícios e dos plebeus.

A idéia republicana, coisa publicas,partidos políticos tendo senado e as assembléias, com representação popular,e aristocrática,nos deixou também o latim dando origem a vaias língua como a portuguesa,o cristianismo, pão e circo.

UNIDADE 2

HISTÓRIA MEDIEVAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com