TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  10/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  8.104 Palavras (33 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LÍNGUA PORTUGUESA I – 80h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

INTRODUÇÃO AOS GÊNEROS DO DISCURSO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Reflita sobre o conteúdo estudado nesta unidade, complemente as informações lidas e acesse o artigo “Quando um texto se torna texto”, por João Batista Vaz, disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos/105/artigo314961-1.asp.  Em seguida, analise a mensagem da tirinha e responda, com suas palavras e com base na definição de texto e de não texto, se a mesma é um texto ou um não texto. Se necessário, acesse outras informações, mas não se esqueça de citar as referências dos sites consultados.

[pic 5]

(http://www.portugues.com.br/upload/conteudo/images/tira-mafalda.jpg)

R: Textos são conjuntos de palavras, seja em palavras verbais ou em palavras escritas, que mostram o sentido para certas situações. Um texto é composto por séries de elementos como palavras, frases, imagens ou um conjunto de todos os elementos anteriores.

        No ato da escrita de um texto o autor lhe da um sentido, mesmo que o leitor não encontre o sentido e a coerência da escrita.

 

  1. Você estudou os gêneros do discurso. Além das informações do fascículo, leia o artigo “Tipos de texto ou gêneros de discurso: uma questão a discutir”, disponível em  e responda: 

a) Defina gêneros do discurso;

R: Generos de discursos são textos que circulam em determinadas esferas de atividades humanas e que, com pequenas variações, apresentam tema, estrutura e linguagem semelhante .

b) De acordo com a autora, qual é a questão a se discutir? 

R: Deve se discutir a linguagem pois a mesma dependendo da forma que é utilizada pode ter vários sentidos, como por exemplo a palavra que a autora utilizou “peça” pode ser empregada em varias frazes com diversos sentidos, como por exemplo: “...Se eu convido alguém para ir ao teatro, digo “Fulano, vamos ver a peça do Paulo Autran?” Se estou no açougue, digo “Seu João, quero uma peça de alcatra”. Se converso com o mecânico digo “Essa peça é muito cara.”. Numa aula de anatomia o professor pergunta ao aluno “Como é o nome dessa peça?”, referindo-se a uma parte do corpo humano exposta numa bancada de laboratório....” Pode se observar varias frases onde vem sendo empregado a mesa palavra porém para vários sentidos.

  1. Leia os textos a seguir e resolva as questões propostas com base na teoria estudada nesta Unidade, que define texto em verso e texto em prosa e no conteúdo do vídeo da teleaula “Línguas oral, falada e escrita. Diferenças entre verso e prosa”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=J8l4C8TzRFI 

TEXTO A

TEXTO B

A nuvenzinha

Uma nuvenzinha

passeava sozinha...

Estava um céu lindo,

o sol estava abrindo.

O sol sorriu para ela

achando uma coisa bela,

aquele toquinho de algodão

passeando pela imensidão...

E lá ia a nuvenzinha

sentindo-se a rainha

antes que as outras chegassem.

O que mais ela queria

era que aquele dia

nunca mais terminasse.

A J. Cardiais  (http://ajcardiais.blogspot.com.br/p/poemas-infantis_25.html)

Era uma menina do seu tamanho

Ana Maria Machado

E era sempre assim. Na hora de ir ajudar no trabalho da roça, ela era bem grande. Na hora de ir tomar banho no rio e nadar no lugar mais fundo, ela ainda era muito pequena. Na hora que os grandes ficavam de noite conversando no terreiro até tarde, ela era pequena e tinha que ir dormir. Na hora em que espetava o pé com um espinho e queria ficar chorando no colo de alguém, só com dengo e carinho, sempre dizia que já estava muito grande para ficar fazendo manha. Se ela tivesse um espelho mágico, que nem rainha madrasta da Branca de Neve, bem que podia perguntar: - Espelho meu, espelho meu, que tamanho tenho eu?


(
http://www.mensagenscomamor.com/poemas-e-poesias/ana_maria_machado.htm#ixzz3Q33N1FiO)

  1. Justifique a afirmação: O texto A está escrito em verso.

R: Esta escrito em verso por que é escrito em forma de poesia, contém versos e rimas.

Ex: “...Uma nuvenzinha

passeava sozinha...”

  1. Justifique a afirmação: O Texto B está escrito em prosa.

R: Esta escrito em prosa por que esta narrando um fato, esta escrito em forma de texto.

Ex: “...E era sempre assim. Na hora de ir ajudar no trabalho da roça, ela era bem grande...”

  1. Agora é sua vez! Escreva um texto de sua autoria em verso (5 versos no mínimo). Não esqueça de dar um título a sua poesia.

R:  As cores do amor

Azul lembra o céu,

Verde lembra o mar,

Vermelho lembra paixão,

Paixão lembra você,

Que mora no meu coração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)   pdf (561 Kb)   docx (488.6 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com