TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  23/5/2015  •  Monografia  •  4.335 Palavras (18 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 18

Adelair Franco dos Reis tuma 11-2013

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

DIDÁTICA – 100h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Faça um quadro demonstrativo das várias concepções de educação, ensino e aprendizagem que o texto apresenta, destacando as principais características de cada uma.

Libâneo escreve que a ação educativa exerce influência sobre os indivíduos, que assimilam experiências, valores, crenças, modos de agir, técnicas e costumes acumulados por muitas gerações, que são recriados pelos mesmos em sua vivência diária.

A educação, considerando a realidade do oprimido, pode se tornar agente importante nos processos de libertação do indivíduo e da sociedade, Paulo Freire.

Educação como um processo que visa ao desenvolvimento integral da personalidade.

Uma metodologia para melhorar a promoção das ralações humanas.

Educação engloba os processos de ensinar e aprender, é um fenômeno observado em A educação ora contribui para formação do individuo ora participando da formação popular.

A educação é um fenômeno social, e cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos.

Ensinar é procurar descobrir interesses, gostos, necessidades e problemas do aluno; escolher conteúdos, técnicas e estratégias; prover materiais adequados e criar ambiente favorável para o estudo. Para que haja o estabelecimento de um clima facilitador Karling (1991)

Ensino - deve promover habilidades de abstrair, generalizar, relacionar, deduzir, comparar, para que, assim o aluno consiga reelaborar os conhecimentos científicos, tornando-os significativos. Aprendizagem-não é uma simples transmissão do professor que ensina para o aluno que aprende, é uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a atividade do aluno.

Aprende-se, ainda, quando se adquire o significado de novas palavras, quando se compreendem novas ideias e se formam novos conceitos‖, Karling (1991),

Aprendizagem e mais antigo que a humanidade, ao longo do tempo a vários conceitos, como transmitir conhecimento, aprender a aprender, escola técnica, criar condição para o aluno aprender, ensinar significa ajudar o aluno aprender.

2. O material aponta diferenças entre educação e escolarização. Escreva um texto considerando essas diferenças e pontuando qual é a importância da escolarização para a formação do sujeito participativo da sociedade (pelo menos 10 linhas).

A educação e a formação de uma pessoa, que vem da família em primeiro lugar, que começa no nascimento e vai no decorrer de toda a sua vida, envolve suas crenças, e costumes. Hoje ouve uma inversão, de valores os pais acham que e a escola é responsável por educar seus filhos, mas a um engano a escola ajuda na formação de escolarização, transmitindo conhecimento de um nodo geral. A escolarização e um parte da educação, viabilizado pelo poder púbico através da escola, que nos da conhecimento cientifico visão e formação politico e cultural do sujeito para que se torne um cidadão ético, critico e criativo, em qualquer aria que ele for atuar.

A formação cientifica e uma parte muito importante principalmente nos dias de hoje com toda a tecnologia e globalização, qualquer emprego pede formação escolar.

3. As concepções de ensino mudaram no decorrer da história da educação. Atualmente não se aceita que ensinar é gravar ideias na cabeça do aluno. Como o ensino é visto na atualidade?

.

Ensino- deve promover habilidades de abstrair, generalizar, relacionar, deduzir, comparar, para que, assim, o aluno consiga reelaborar os conhecimentos científicos, tornando-os significativos.

Aprendizagem- não é uma simples transmissão do professor que ensina para o aluno que aprende; é uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a atividade do aluno.

De acordo com karling tem que criar condição favoráveis para a aprendizagem do aluno, ensinar e procurar descobrir interesses, gostos necessidades e problemas do aluno, escolher conteúdos técnicos e estrotejas prover materiais adequados e criar ambiente favorável ao aluno,

4. Quais são os fatores que facilitam a aprendizagem? Cite-os e faça um breve comentário sobre o papel do professor em sala de aula.

Favorecer situações em classe, nas quais o aluno se sinta à vontade para expressar seus sentimentos.

Fazer com que a composição dos grupos de estudo varie no decorrer do curso.

Tentar evitar que poucos alunos monopolizem a discussão.

Compartilhar, com a classe, a busca de soluções para problemas surgidos com o próprio professor, como o curso ou entre alunos.

Expressar aprovação pelo aluno que ajuda colegas a atingir os objetivos do curso.

Respeitar e fazer respeitar diferenças de opinião, desde que sejam opiniões bem-fundamentadas.

Expressar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com