TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h

[pic 3][pic 2]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Disserte sobre a contribuição da filosofia no cotidiano escolar, abordando o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).
  1. O método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica, pode ser aplicado na escola atual? Justifique.
  1. Argumente sobre a filosofia de Platão, explicando o papel da educação na formação do indivíduo, explicitado no Mito da Caverna.
  1. Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.
  1. Compare a Patrística e a Escolástica.
  1. Caracterize o método de Descartes e de Locke.
  1. Sintetize as principais contribuições de Bacon, Rousseau e Kant para a educação.
  1. Analise o método de Hegel (tese, antítese, síntese), ponderando a atualidade das ideias hegelianas para a educação.
  1. Destaque as principais ideias de Comte (Idade Contemporânea).
  1. Explicite o papel da educação no materialismo dialético, de Marx. (Pesquise em outras fontes para aprofundar os seus argumentos. Não se esqueça de referenciar os sites, livros ou artigos pesquisados).

UNIDADE 2

TEORIAS PEDAGÓGICAS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Analise as três concepções educacionais sistematizadas por Luckesi. Como a sociedade e a educação são compreendidas em cada uma das três tendências educacionais (redentora, reprodutora e transformadora)?

  1. Quais são as principais características das seguintes tendências filosófico-políticas da educação: liberal tradicional, liberal renovada e liberal tecnicista?
  1. Compare as pedagogias: tradicional e tecnicista, expondo semelhanças e distinções quanto aos seguintes aspectos: papel da escola, método e conteúdos de ensino.
  1. Explique a relação entre a tendência progressista e a pedagogia libertadora.
  1. Na pedagogia sociointeracionista, destacam-se as teorias de Piaget e Vygotsky. Caracterize cada uma dessas concepções educacionais.
  1. Cite um exemplo de prática pedagógica e identifique a tendência correspondente (tradicional, renovada, tecnicista, libertadora ou sociointeracionista).
  1. Por que a pedagogia tecnicista é, comumente, vinculada a uma política educacional de caráter mercantil?
  1. Faça um quadro comparativo sobre os pressupostos de aprendizagem e o relacionamento professor-aluno nas pedagogias: tradicional, renovada, tecnicista, libertadora e socionteracionista.

UNIDADE 3

TEORIAS DO CONHECIMENTO X TEORIAS PEDAGÓGICAS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Explique a relação entre as teorias epistemológicas e as teorias pedagógicas.
  1. Como se configura a relação entre sujeito e objeto nas três teorias do conhecimento (inatismo (apriorismo), empirismo e interacionismo)?
  1. Qual teoria pedagógica pauta-se na epistemologia inatista? Por que é também denominada não-diretiva?
  1. Relacione a teoria empirista às pedagogias tradicional e tecnicista.
  1. Compare o papel do aluno e do professor nas pedagogias relacionais. Você concorda ou discorda das ideias que respaldam tais teorias pedagógicas? Justifique o seu posicionamento.
  1. Apresente um exemplo de prática pedagógica desenvolvida por professores em sala de aula e identifique a tendência epistemológica correspondente (empirista, inatista ou interacionista). Justifique sua resposta.
  1. Leia a charge “Os três filtros” (disponível no seguinte endereço eletrônico: http://cafehistoria.ning.com/xn/detail/1980410:Comment:624621?xg_source=activity). Explique a mensagem do texto e apresente sugestões de práticas pedagógicas ou atividades que podem contribuir para o desenvolvimento da atitude ético-filosófica dos alunos.
  1. Diferencie moral e ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (246.1 Kb)   docx (66.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com