TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.009 Palavras (13 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

DIFICULDADES E PROBLEMAS

DE APRENDIZAGEM – 50h

APRENDIZAGEM

UNIDADE 1

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. A partir das leituras realizadas e de outras fontes de pesquisa, conceitue dificuldades de aprendizagem?

O conceito de dificuldades de aprendizagem consiste em incapacidade, impedimento de compreensão, aprendizado ou utilização da linguagem falada, escrita, cálculo e ou outras aptidões sociais.

  1. Quais as causas das dificuldades de aprendizagem?

As causas podem ser físicas, representadas pelas perturbações somáticas transitórias ou permanentes. São provenientes de qualquer perturbação do estado físico geral da criança. Ou causas de ordem sensorial, que são distúrbios são todos os distúrbios que atingem os órgãos dos sentidos, que são os responsáveis pela percepção que o indivíduo tem do meio exterior. Qualquer problema que afete os órgãos responsáveis pela visão, audição, gustação, olfato, tato, equilíbrio, reflexo postural, ou os respectivos sistemas de condução entre esses órgãos e o sistema nervoso. Assim como de causas neurológicas, do sistema nervoso (cérebro, cerebelo, medula e os nervos) comanda todas as ações físicas e mentais do ser humano. Qualquer distúrbio em uma dessas partes se constituirá em um problema de maior ou menor grau. Causas emocionais, que são de ordem psicológica. Causas intelectuais, que dizem respeito a inteligência da pessoa. Causas educacionais, originárias de processo educativos. E causas sócio econômicas problemas que se originam no meio social e econômico da pessoa.

  1. Leia o texto “O professor e as dificuldades de aprendizagem”, disponível no fascículo, e faça uma síntese das principais ideias.

Ao se deparar com aluno (s) com dificuldades de aprendizagem, todo professor deve se dispor a ajudar, sendo encaminhando para tratamento ou até mesmo trabalhar de forma que o auxilie, sendo que o aluno possa ser assistido, acompanhado por direito. O professor não deve pré julgar, mas ser ético e compromissado com o trabalho. Muitos alunos por não serem compreendidos e nem acompanhados corretamente, abandonam os estudos ou até mesmo a um trauma pelo fracasso escolar. Cada caso deve ser analisando levando em conte suas particularidades.

4. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.

Normalmente são os professores ou até mesmo a família que percebem certas dificuldades no aluno. Sendo assim o professor deve abordar a situação, analisar e compreender qual a dificuldade que o aluno vem apresentando. Ao entender a particularidade do caso, o professor encaminha o aluno para que um profissional especialista possa traçar um plano de intervenção para ajudar o aluno. Geralmente o especialista responsável por este diagnóstico é o psicopedagogo que poderá realizar testes e solicitar avaliações a outros especialistas (neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social) para fechar o diagnóstico.

5.De acordo com Smith (2001), os fatores biológicos que contribuem para as dificuldades de aprendizagem são: lesão cerebral, erros no desenvolvimento cerebral, desequilíbrios neuroquímicos e hereditariedade. Explique cada um deles.

A lesão cerebral gera grandes dificuldades de aprendizagem as quais são: acidentes, hemorragias cerebrais e tumores, doenças como encefalite e meningite, transtornos glandulares não tratados, a desnutrição e a exposição a substâncias químicas tóxicas, tratamentos com radiação e quimioterapia, principalmente se a radiação foi aplicada no cérebro, também causam dificuldades de aprendizagem.

Erro no desenvolvimento cerebral, segundo especialistas as alterações no cérebro durante a gestação podem ser responsáveis por certas dificuldades de aprendizagem. O córtex é a principal estrutura essencial para o aprendizado e pensamento.

Desequilíbrios neuroquímicos: os desequilíbrios neuroquímicos podem contribuir para alguns transtornos de aprendizagem, como transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, mudanças no clima dos neurotransmissores podem prejudicar o cérebro em seu funcionamento.

Hereditariedade: os desequilíbrios neuroquímicos podem ter origem genética, visto que, estudos feitos sobre crianças de famílias com dificuldades de aprendizagem, indicam incidência mais alta que a média de parentes com problemas similares.

6. Que tipo de apoio por parte da escola e da família uma criança com dificuldades de aprendizagem precisa ter?

A escola e família precisam trabalhar juntas, colocando em prática e aplicando a criança um planejamento específico para seu déficit, onde paciência, conhecimento, compromisso devem ser utilizados, de forma, a sempre ajudar e colaborar com o aluno para que este possa aprender e desenvolver-se. Família e escola devem manter contato sobre situação do aluno.

7. Faça uma síntese sobre cada tipo de dificuldade de aprendizagem.

A dislexia apresenta-se como uma dificuldade de leitura. O aluno pode ter problemas para associar letras e sons e reconhecer os signos escritos, por exemplo. Como o aluno encontra muitos desafios e emprega muitos esforços para decodificar o texto escrito, sua compreensão de leitura sai prejudicada.

 A discalculia é um transtorno neurológico que envolve a dificuldade com conceitos matemáticos, desde a manipulação de números, até a aquisição de conceitos aritméticos, ou ainda a percepção de espacialidade e de temporalidade.

 O déficit de processamento auditivo apresenta uma dificuldade para indivíduos, ao processar, lateralizar e memorizar sons, o que acarreta em baixa linguagem oral, baixa memória e sequenciamento, entre outras consequências. Ele deve ser diagnosticado por fonoaudiólogos.

 O déficit de atenção é de ordem neurológica. Com ele, o indivíduo apresenta uma grande taxa de desatenção. O transtorno pode ainda manifestar-se associado com a hiperatividade. Nesse caso, nota-se também uma alta presença de impulsividade. O processo para traçar um diagnóstico de TDA ou TDAH deve envolver professores, familiares, médicos neurológicos, psiquiatras e psicólogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (306.5 Kb)   docx (98.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com