TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Cultural

Por:   •  17/10/2016  •  Artigo  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

        Reflexão Filosófica sobre o homem.

Quando perguntamos o que é o homem, devemos nos perguntar e quem somos nós? Com essa pergunta nos indagamos sobre nossa existência, para quê viemos a esse mundo? Qual a nossa missão? O que é e para quê vive o homem?

É claro que o homem é um ser mais complexo do que pensamos. É um ser finito, existencial, essencial, relacional e possuidor de naturezas como espiritualidade, animalidade, vitalidade e materialidade.

O homem é um ser que depende de outro ser que o sustente, somos seres que administramos a vitalidade e as demais naturezas que nos são fornecidas por um ser que cria que é superior e infinito. Nossa fé e cultura são vetores de grande influência em nosso modo de pensar e agir, nos transformando assim em seres mais ou menos éticos, sendo de suma importância para a nossa vivência cultural e sócio – política.

Pensando no que é o homem, não podemos deixar de mencionar que para a sua vida ser humana, depende do contato que se tem com a sociedade (Eu + Tu = Nós) e com a cultura, fatos estes, que influenciam e muito na maneira de pensar e agir, assim como a religião.

Quando Jean Jacques Rosseau disse “O homem nasce bom, porém a sociedade o corrompe”, podemos analisar e dizer que o homem, ao nascer, é puro e ingênuo, sem pensamentos que visem à ganância e o egoísmo. Todavia, com a vida em sociedade, essa pureza é destruída e o objetivo de vida do homem passa a ser o conforto pessoal, sem ligar para aqueles que estão a sua volta.

Podemos fazer um paralelo com o pensamento de Hobbes que diz: “O homem é lobo para o outro homem”. Para ele o homem é mal, egoísta, perigoso, os homens são agressivos, assim como os animais são. E deixado ao sabor de sua própria natureza, todos são perigosos, assim, haveria guerra de todos contra todos. Para tal, é preciso um poder absoluto que está fora das leis contratuais, o governante é superior, absoluto, e soberano para governar o homem que nasce mal.

Todos têm um estado sombrio, assim nos diz Freud. Os seres humanos estão sempre evoluindo, mudando para melhor. Claro que às vezes o ambiente em que vivemos pode nos condicionar a um tipo de vida, mas nem sempre é assim. Existem pessoas em situação de rua ou favela que são melhores e mais dignos do que muitos burgueses de condomínios luxuosos. O que influência em nosso futuro é a educação que recebemos o amor com que fomos gerados e criados e a consciência que temos. Somos tábulas rasas, papéis em branco que ao longo de nossas vidas, vamos escrevendo e aprendendo a fazer nossa história, assim como nos diz John Locke.

“O erro fundamental dos criacionistas radicais é pretender marcar datas para a criação, contradizendo fatos seriamente comprovadas, sem qualquer amparo científico, apenas com base em opiniões sem qualquer fundamento sólido ou em interpretações literais e inconsistentes de informações bíblicas”. (CABELLERO, Alejandro, 2000. pp147).

        Por tempos o homem compara-se ao Criador, dependendo de seu credo ou religião. Todavia independentemente desta posição em olhar e agir com a realidade está sempre a se destacar e despontar perante os outros seres. Assim, o homem é um ser mais complexo de se definir do que podemos achar em dicionários ou em enciclopédias. A filosofia é uma conclusão que o homem chega de si por si só.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com