TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução do Livro O Mundo de Sofia

Por:   •  14/11/2019  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTODUÇÃO

Escrito por Jostein Garden, norueguês,  em 1952, o livro intitulado “O Mundo de Sofia” apresenta o mundo da filosofia, professor em uma instituição de ensino médio teve como principal objetivo escrever uma obra capaz de inserir conteúdo didático, levando em consideração que a maior parte dos livros nesta época não apresentavam características capazes de oferecer reais embasamentos a sua aula possuindo uma leitura mais dinâmica que alcançasse os mais jovens. No Brasil, este livro foi publicado em 1995 e ganhou uma nova edição em 2012 devido as altas nas vendas.

Possui como gênero de base o romance, trazendo o subtítulo “o romance da história da filosofia”, sendo traduzido para diversos idiomas diferentes, possuindo alguns pensadores afirmando que este serve como enredo básico para a compreensão da filosofia, especialmente, para aqueles que estão iniciando os estudos sobre a mesma, este, ainda, demonstra temas mais conservadores e atua em favor da Organização das Nações Unidas.

Em 1999 o livro foi adaptado pela indústria cinematográfica, mas este não estende-se por muitos países, apenas na Noruega e Austrália que o mesmo virou uma série, e o filme foi trazido ao Brasil em 2008, tornando-se posteriormente um jogo de vídeo game.

Deste modo, o livro conta a história de Sofia uma adolescente prestes a completar 15 anos que começa a receber misteriosas cartas com questionamentos e aulas de filosofia, a partir de então além do aprendizado recebido sua vida começa a ficar rodeada de mistérios, visto que a mesma não sabe de onde tais cartas estão vindo, deixando o público curioso e cumprindo com o papel de Romance chamando a atenção de jovens, através de questionamentos que mesmo destinados a Sofia trazem a avidez de resposta por parte do leitor.

O presente trabalho tem como objetivo resumir a obra estudada em prol do entendimento a respeito tanto da filosofia quanto das particularidades inseridas na mesma, trazendo uma maior vivencia e curiosidade a partir do entendimento completo da disciplina e o conhecimento a respeito das obras de alguns filósofos.

  1. CONCLUSÃO

Em relação a obra acima mencionada nota-se que ela consegue atrair o leitor de maneira espontânea em uma trama misteriosa e confusa, a partir de uma jovem que aos poucos vai conhecendo a filosofia e sua obra os leitores passam pelos mesmos processos, sendo levados e compreender e absorver estes conteúdos aos poucos.

Entretanto, não é uma leitura fácil, tanto por ser extensa quanto por tratar-se de uma obra que aborda as principais vertentes da filosofia, segundo o autor, para o entendimento completo é necessário dedicar uma carga de concentração maior, talvez lendo-o com calma e em mais tempo esta absorção de conhecimento seja estendida, o leitor também possui seu papel ativo, onde tem o dever de atuar, diante de todas as questões impostas pelo livro, com o seu pensamento filosófico.

Portanto, denota-se um romance que realmente consegue passar aos jovens um amplo conhecimento sobre a filosofia, e, ganhando tanta vazão que foi moldado em filme, série e jogo, apesar de ter um final confuso e difícil entendimento, assim, é mister que o leitor use de subjetividade para conseguir lidar com tal especificidade. Neste sentido, é essencial que uma obra como esta seja disseminada e alcance cada vez mais leitores demonstrando a importância da filosofia, visto que esta com todos os seus questionamentos, é a mãe de todas as ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com