TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CLASSICOS DOS CLASSICOS

Por:   •  23/2/2017  •  Abstract  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Se pararmos para pensar, sobre o inicio de “tudo” e o ambiente da vida social, é quase tão antiga quanto à criação da espécie humana. Porem a Sociologia, com uma área mais restrita surge em meados do século XIX no continente europeu. Para melhor compreendimento desse processo é necessário falarmos sobre os momentos das mudanças econômicas, politicas e sociais que aconteceram no século XVI e as redes de pensamento que estabeleceram as diretrizes da modernidade Europeia: o Racionalismo, Empirismo e o Iluminismo. Sem duvidas que o marco da Europa moderna foi expressamente na forma de crise nas amplas áreas da vida material, cultural e moral. Devido essas circunstâncias que surgiu a Sociologia no modo de vista para interpretação chamada de “caos” que foi assustador de forma que a sociedade haver-se tornado.

Toda transformação necessita de tempo para uma boa digestão, por isso ela não acontece de uma maneira rápida, ate mesmo os sistemas filosóficos e científicos inovadores entrelaçam-se a tal ponto com os que os antecedem que é difícil pensar em termos de rupturas radicais. O Capitalismo foi um dos responsáveis pelo antigo sistema tradicional como exemplo as propriedades como as organizações corporativas como Artesanato e do Comercio.

Em meados séculos XVIII com a primeira revolução industrial surge o proletariado, a pressão começa a surgir na politica para uma maior participação, e surge o crescimento da urbanização, divido a necessidade de trabalho para a auto sobrevivência. De tal forma que a população foi crescendo rapidamente e desorganizada, as cidades não possuíam ainda uma estrutura projetada para tal evolução, dessa grande massa, e foi se arrastando em caos. Devido a essa desordem começaram a surgir pessoas mal intencionadas que eram: Ladrões, mendigos, traficantes, corruptos, e até mesmo pessoas que se iludiam em querer abandonar sua cidade natal para procurar oportunidade melhor em outros lugares.

        Era isento de infraestrutura, faltava alimento, saneamento básico, agua potável nas casas, estação de tratamento de esgoto, e devido a isso o alto índice de doenças surgiam facilitando para o índice de mortalidade.

        A Revolução industrial e Agrícola na Inglaterra deu uma aliviada no caos, alimentos começaram a chegar às casas e condições básicas para a sobrevivência, diminuindo a mortalidade e dando um aumento significativo na população.

Os trabalhadores estavam expostos a risco devido a condições precárias no trabalho, falta de alimentação, salario atrasado, multas devidas a faltas, doenças causadas à péssima higienização do ambiente e acidentes que ocorriam devido aos maquinários pesados que mutilavam e até matavam os trabalhadores.

Nessas condições os trabalhadores revoltaram até contra as maquinas (movimento ludista) os mesmos começaram a reivindicar por melhores situações de trabalho, e com muita persistência foram conseguindo “melhorias” em seus direitos trabalhistas em muitos países.

Com a Revolução Industrial, a população começou a ter outro ritmo de tempo, pois agora eles eram rígidos pelas indústrias, onde passavam o maior tempo do dia cumprindo sua jornada de trabalho.

Devido esses caos e conquistas durante este processo de evolução, teve uma mudança na intelectualidade em relação as disciplinas nos processos socioeconômicos e culturais, sendo um pensamento individualista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com