TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIA III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Por:   •  5/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.906 Palavras (32 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 32

UNIVERSIDADE ANHANGUERA PEDAGOGIA

IVANI CAVALCANTE PEREIRA

 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIA III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

BAURU

2022

IVANI CAVALCANTE PEREIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIA III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

BAURU

2022

SUMÁRIO

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4
  2. RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6
  3. RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        8
  4. RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        10
  5. RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE        12
  6. RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        14
  7. RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        16
  8. RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        18
  9. RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        20
  10. RELATO DA OBSERVAÇÃO        22
  11. PLANOS DE AULA        26
  12. RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        34
  13. RELATO DA REGÊNCIA        35

CONSIDERAÇÕES FINAIS        39

REFERÊNCIAS        40

INTRODUÇÃO

Este trabalho se constitui a partir da experiencia vivenciada e supervisionada na Educação Infantil, é de suma importância pra nosso desenvolvimento pessoal e acadêmico.

É partir dele que nos faz pratica de vivenciar a vida docente e estabelecendo relações no âmbito escolar, voltado para um olhar mais sensível e atento as diversas situações. Já que é nessa fase que se inicia o descobrimento.

O estágio foi realizado na educação infantil Creche e Berçário São Judas Tadeu e São Dimas, é representada por Jomari Coelho de Souza Reis, sendo em período integral, iniciando a partir das 7:00h às 17:00 horas.

Observei a sala do Infantil II. Também observei o empenho da professora, forma de ensinar, didática aplicada, respeito e dedicação.

O Tema escolhido foi as formas geometricas, mostrando que estao presentes no ambiente que vivemos, para que a criança conheça e identifique e saiba nomear as formas geometricas . Utilizamos, vídeos, músicas e ensinamos na prática a caracteristica de cada forma desenvolvendo a percepçao visual.

O objetivo do estágio é proporcionar ao aluno a oportunidade de vivenciar seus conhecimentos acadêmicos na pratica. Lembramos que nós somos mediadores do conhecimento, e cabe a nós ajudar as crianças descobrirem suas especialidades e potencialidades.

Falaremos mais sobre as atividades propostas dentro do tema e sua realização em sala de aula .

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A mediação do professor é de suma importância no processo ensino aprendizagem; deve se levar em conta o que a criança conhece de uma visão de mundo. Tomamos como ponto de partida os problemas sociais, culturais, e aspectos que fundamenta a educação.

O desenvolvimento infantil nessa faixa etária de 0 a 6 anos são chamados de primeira infância, as crianças passam a descobrir o mundo e desperta uma curiosidade investigativa, prevalece o ensino voltado para autonomia, neste processo o educador deve estimular o desenvolvimento.

A criança constrói sua própria identidade, baseada nas informações no meio em que se insere, na construção dos relacionamentos interpessoais, valores e nas brincadeiras que são ensinadas, uma forma de estimular o relacionamento com os outros.

A educação da criança pequena implica a negação e o rompimento dos laços. A união da equipe escolar e pais é fundamental que ocorra garantindo a formação integrada da criança, é por isso que é necessário que sistematizam um processo educacional em conjunto em prol da criança.

O ensino deve produzir um novo conhecimento psíquico na criança, uma fonte inesgotável de saberes.

Cada etapa de aprendizado é fundamental e deve ser respeitada, é necessário que ocorra investigação do desenvolvimento infantil, o vínculo, o meio em que a criança se insere. Conhecer é o ponto de partida para todas as mudanças dinâmicas ocorra durante uma determinada idade ou período.

Assim a criança adquire novas propriedades de conhecimento.

Quando a criança domina com autonomia constitui o desenvolvimento real e cultural da criança. Podemos dizer que as reflexões internas nascem a partir de discussão no coletivo, quando há interação. São assimiladas as formas sociais de conduta, ou seja, a criança começa aplicar a si nova forma de comportamento.

Trabalhar o ensino com autonomia conduz para o desenvolvimento. O Educador é responsável por proporcionar experiências às crianças que auxiliam para desenvolver suas capacidades cognitivas, raciocínio, memória, e bem estar. É no

ambiente escolar que são pensados estratégias e comportamentos que favorecem a melhor aceitação e desenvolvimento.

Para Vygotsky ele defende que o professor não é único detentor do conhecimento que deposita unilateralmente em seus alunos. Para ele quando o educador da conta que pode mobilizar e tem o poder de impulsionar cada aluno em seu processo de aprendizagem; se torna uma forma eficaz de desenvolvimento.

Observamos a preocupação em se adaptar a educação ao desenvolvimento, respeitando os prazos, o ritmo, características do pensamento.

Portanto o papel do professor não pode apenas se limitar como um reforço para exigir a aprendizagem; é preciso pensar e provocar situações de assimilação de realidades experimentais, que possam adequar aos alunos para que possa realizar o equilíbrio. Agir sobretudo na zona desenvolvimento proximal, ativando novos processos internos de desenvolvimento.

  1. RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

Analisando e conhecendo o Projeto Político Pedagógico tive oportunidade de presenciar e participar.

A organização do currículo da escola é composta por uma grande interdisciplinaridade, ou seja, propõe relações entre as disciplinas, proporcionando espaços dinâmicos, lúdicos e experiências pedagógicas inovadoras e visando uma interação do aluno-professor e escola-família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.3 Kb)   pdf (261.6 Kb)   docx (69.1 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com