TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação escola x comunidade

Por:   •  11/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

1-INTRODUÇÃO

A escola compõe-se como um ambiente plural e diversificado destinado a prestar serviços à comunidade, vem de um sistema falido, ultrapassado e obsoleto.

Ao longo dos anos vem enfrentado uma série de dificuldades. Porém, em meio a este vasto campo de dificuldades existe práticas que buscam solucionar estas necessidades. .

Praticas aplicadas com intuito de melhor esta imagem de que a educação esta falida ; Muito tem se falado sobre a necessidades e importância comunidade na escola. Nos últimos anos propostas de participação de pais e da comunidade escolar na gestão da escola se intensificaram; Mas ainda estes esforços são tímidos e muitas vezes quase insigfinates. Nesta direção, podemos reafirmar que a participação da comunidade na escola é uma prática indispensável para uma educação de qualidade. os pais e a comunidade têm direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da gestão das escolas. Sabendo que os pais e a comunidade ainda não conhecem seus direitos e, por sua vez, não participam da vida escolar dos alunos, destacou-se a importância de implantar um projeto onde haja esta aproximação da comunidade escolar, com os pais e os demais moradores da região em torno da escola, pois esta aproximação traz benefícios em curto prazo para todos os envolvidos, reafirmando a grande importância desta interação.

A comunidade precisa ter a consciência de que os “espaços público” pertence á nós!

E que cabe a cada um, desenvolver o desejo de ocupar estes espaços com atividades que traga benefícios para toda comunidade.

2- CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA

1-NOME:

E.E Prof. Olzanetti Gomes

ENDEREÇO: R Sebastião leite, 88-Jardim Vista alegre. CEP: 08531-010 CIDADE: Ferraz de Vasconcelos-Sp TELEFONE: 11 4675-1858 INSTITUIÇÃO MANTENEDORA: Governo estatual do estado de São Paulo, com verbas destinadas de acordo com a legislação vigente e administrada pela secretária estadual de educação do estado de Sp.

2-ANALISE CRITICA DO AMBIENTE: É fato que a escola já não consegue atuar sozinha com suas atividades pedagógico e administrativo. Ela precisa estar em contato direto com a realidade que a norteia, deixar-se permear pelo meio social onde ela se encontra, pois do contrário, a instituição escolar estará isolada de tudo que pode vir a influenciar diretamente em suas ações, e ser alheia a todos os possíveis fatores ,só estará prejudicando o processo educativo e de construção da cidadania, dos seus alunos e da comunidade. Com este projeto tive a certeza de que mais que nunca a escola necessita tanto da comunidade, como a comunidade necessita deste ambiente para a expansão do conhecimento. Quando fui incumbida de preparar este projeto, tinha alguns conceitos formados a respeito. Conceitos formados como aluna claro. Mas quando procurei a escola para iniciar minha observação, como futura educadora, meus conceitos até então concebidos ,foi transformado, a escola esta bem localizada, têm facial acesso para alunos e funcionário .

apesar de estar localizada em uma cidade da grande Sp um bairro periférico tem as ruas do seu entorno asfaltadas, olhando por fora tem se uma boa impressão, mas basta aproximarmos dos portões para que os problemas comessem a aparecer, portões enferrujados, uma escadaria desgasta pelo tempo, o que dificulta o acesso de cadeirante e portadores de outras necessidades, o acesso se dá pelo estacionamento com um chão de terra batida e nas laterais do terreno, irregular com umas pouquíssimas arvores; se vê um mato mais alto que não deveria fazer parte deste cenário educativo. O meu acesso ao interior da escola para iniciar este projeto não foi em nada facilitado, por alguns funcionários, mas consegui meu intento de penetrar neste ambiente escolar, o quadro encontrado não foi diferente do já visto até então, encontrei um pátio espaçoso e também mal conservado, banheiros rabiscados alguns fechados, salas com algumas carteiras quebradas, paredes necessitando de nova pintura, a quadra coberta com buracos na telha, e muros também quebrados, facilitando o acesso de pessoas que não deveriam estar circulando pelo ambiente, apesar das dificuldades também encontrei funcionários apaixonados e tentando mudar este quadro de abandono, apesar de todas a limitações impostas por um estado que não e importa com o ambiente escolar que esta sendo oferecidos as nossos crianças e adolescentes. São atendidos alunos do 6º ao 9° ano e o Ensino médio dividido entre os turnos matutino, vespertino e noturno. DEPENDENCIAS:

 11 salas de aulas

 Sala de diretoria

 Sala de professores

 Laboratório de informática

 Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE)

 Quadra de esportes coberta

 Cozinha

 Banheiro dentro do prédio

 Sala de secretaria

 Pátio coberto  E contam também com: Pátio coberto

 Água filtrada

 Água da rede pública

 Energia da rede pública

 Esgoto da rede pública

 Fossa

 Lixo destinado à coleta periódica

 Acesso à Internet

 Banda larga

proposta pedagógica é a formação do caráter de cada individuo, preparando-os para o futuro como cidadãos com direitos e deveres. E em relação ao papel do ensino na vida escolar do indivíduo, cabe ao professor traduzir os ensinamentos de forma que o aluno se sinta bem e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento, devendo o professor ser um aliado na construção do indivíduo, e não simplesmente um transmissor de disciplinas, e ainda estar apto as contínuas mudanças de nosso dia a dia.

4 - Características da gestão escolar

A elaboração da proposta pedagógica e regimento escolar são feitas em conjunto com o auxílio de todo o corpo docente, onde é realizado no início do ano escolar, na semana pedagógica, à análise, planejamento, supervisão, coordenação, e os serviços escolares no sentido de atingir os objetivos educacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com