TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  15/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 11

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

[pic 2]

PORTO NACIONAL

2018

JULIANA DE SOUZA PINHEIRO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

[pic 3]

PORTO NACIONAL

2018

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO/UNIDADE ESCOLAR E SEU CONTEXTO

APRESENTAÇÃO:  

O presente relatório versa reportar as atividades desenvolvidas e as experiências sofridas durante o Estágio Supervisionado, que tem como principal objetivo complementar os conhecimentos obtidos em sala de aula sobre o processo ensino-aprendizagem, como também proporcionar ao acadêmico experiências nesse meio. O estágio curricular é indispensável, uma vez que desenvolve as habilidades do futuro docente e permite que o mesmo aprenda lidar com as dificuldades encontradas no ofício em formação, tornando-o um educador (a) capacitado.

Tendo em vista o desenvolvimento tecnológico, e a grande explosão a informática em todos os setores de trabalho, faz-se presente e necessário oportunizar as escolas recursos condizentes com a realidade, buscando aperfeiçoamento e qualificação dos alunos ao uso dos recursos básicos de informática, como por exemplo o pacote office.

Os computadores atuam hoje um papel demasiadamente importante a formação de alunos, pois o mesmo atua como um colaborador direto, auxiliando. Tudo isso com três objetivos: incentivar, objetivar e direcionar o ensino com o uso dos recursos da informática básica como ferramenta para a construção do conhecimento.

IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

  • Nome: Colégio da Policia Militar de Palmas (Anexo II)
  • Endereço: Quadra 206 Norte, Av Lo 4, Plano Diretor Sul, Palmas-TO
  • Telefone: (63) 3218-6213
  • Gestora: Iramara Galvão Sales (Maj. QQA)
  • Modalidade de Ensino: A escola oferece ensino médio técnico em período integral.

       

INFORMAÇÕES GERAIS

         

           A unidade escolar atende cerca de 763 alunos, e é uma instituição de ensino que traz a filosofia e conduta militar ao ensino médio e fundamental. Existem duas formas de ingressar em um colégio Militar, a primeira é sendo filho de algum militar que tem o direito de matricular seus filhos na instituição, e a segunda é participando do ‘’Vestibulinho’’, que é uma prova para ingresso. A prova é realizada uma vez por ano e as inscrições são divulgadas por meio do diário oficial e do próprio site da instituição, é possível ingressar em um colégio militar na sexta série e no 1° ano do ensino médio. Além de um ensino de qualidade, o colégio é caracterizado por conta da sua rígida posição em relação a disciplina e uniformes padronizados que lembram as cores do exército.

REGISTRO DA CARACTERIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA

  • DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA GERAL DO PRÉDIO ESCOLAR

            O espaço escolar é amplo. A primeira impressão que se tem é de um ambiente extremamente limpo e disciplinar, coisa pouco vista em escolas públicas no Brasil. A escola possui pátio inferior e superior, quadra de esportes, cantina, laboratórios de informática, salas de aulas com carteiras, quadros, salas climatizadas e biblioteca com mobiliário moderno, mas com segmento padrão militar, também consta com uma grande área de convivência, e as instalações visam de forma direta a inclusão das pessoas com deficiência, tudo em ótimo estado de conservação. A escola também consta com um plano para melhoria e restauração da sala de música e instrumentos que foi danificada ano passado devido a algum curto circuito na parte elétrica da sala.

  • DESCRIÇÃO DOS DIFERENTES AMBIENTES

A escola possui um enorme pátio, quadras de esporte, sendo elas de: futebol de salão, basquetebol, handebol, voleibol. 2 cantinas divididas em cantinas dos alunos e cantina dos professores.

  • CARACTERIZAÇÃO DA BIBLIOTECA OU OUTROS ESPAÇOS DE LEITURA

O espaço reservado a biblioteca é climatizado, também possui um amplo acervo de livros didáticos e literários. Consta espaço especial reservado a leitura.

  • CARACTERIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS

O colégio consta com 4 laboratórios, sendo eles de Biologia, química e dois reservados a informática. Todos os laboratórios têm grande quantidade de materiais que possibilitam o ensino e a aprendizagem através de diferentes práticas de experimentais com os alunos. Os laboratórios também estão em boas condições de uso. Laboratórios de química e biologia, só são utilizados com garantia de todos os cuidados e proteções aos alunos.

  • CARACTERIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA E FORMA DE UTILIZAÇÃO

O Colégio Militar de Palmas atende em período integral cerca de 763 alunos, divididos em 22 turmas. Cada sala contém a quantidade exata de cadeiras por aluno, 2 lousas, sendo uma negra e outra branca, mais a mesa de trabalho do professor. Todas as salas são bem iluminada; bem arejada; é climatizada (tem climatização compatível com o clima local); - possui quadro branco; possui lousa digital interativa ou outro meio de projeção equivalente; possui carteiras que favorecem o trabalho em grupo; possui meios audiovisuais que complementam a utilização da lousa digital interativa; e está informatizada. A sala oferece condições para que conteúdos digitais trazidos em mídia pelo docente ou pelos discentes sejam acessados nas aulas; - informatização em rede interna – a sala oferece condições para que conteúdos digitais disponibilizados em uma rede interna do Colégio Militar sejam acessados nas aulas; e - informatização pela internet, a sala oferece condições para que conteúdos digitais disponibilizados na internet sejam acessados nas aulas.

 A infraestrutura da escola contribui para que tenhamos um bom andamento das disciplinas, pois não existe nenhum agente limitador para a execução das atividades.  

REGISTRO ÁNALISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA UNIDADE ESCOLAR

O PPC se encontra dividido em três marcos, a saber.

a. Marco Conceitual (ou. Filosófico): expressa a opção e os fundamentos teórico metodológicos do Sistema, ou seja, aquilo que a Instituição entende como sendo seu ideal de aluno, conteúdo, recursos diversos (humanos, materiais e simbólicos), corrente pedagógica, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (461.6 Kb)   docx (51.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com