TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme "E o seu nome é Jonas"

Por:   •  1/6/2017  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

INSTITUTO DE CULTURA E ARTE

CURSO DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA DE LIBRAS

PROF MARDÔNIO OLIVEIRA

RESENHA DO FILME: “E O SEU NOME É JONAS”

ALUNA: ANANDA PAULA RODRIGUES FERREIRA

No filme “E o seu nome é Jonas”, a estória se passa na década de 70 e se desenvolve acerca do enredo “dificuldades enfrentadas ao se ter uma criança surda”. É notável que a mãe de Jonas se depara com inúmeros obstáculos, entre eles, o principal, o preconceito da sociedade em relação a surdez de Jonas, que não é aceito pelo pai, este não suporta tamanha pressão e os abandona. Além da precariedade dos médicos e do sistema de saúde da época, que gera um diagnostico errado e faz com que Jonas seja tratado durante três anos como deficiente mental. A falta de informação e a disponibilidade de informações contraditórias também obrigam Jonas a freqüentar uma escola que é contra a linguagem de sinais, o que dificulta se desenvolvimento, sendo na verdade, uma grande barreira. O medo e a incompreensão causam enorme sofrimento a Jonas, sua mãe e seu irmão.

Porém, sempre em busca de alternativas que possam fazer com que Jonas consiga se comunicar, sua mãe conhece algumas pessoas que lhes apresenta a linguagem de sinais e como ela pode ser uma ponte entre os que podem e não podem ouvir. Então Jonas, sua mãe e seu irmão a aprendem, passando assim a se comunicar e Jonas não se sente mais sozinho.

É possível perceber a dimensão das dificuldades enfrentadas pelas pessoas surdas, e que mesmo com a tecnologia e a linguagem de sinais, essas dificuldades permanecem até hoje. Ainda é necessário que a LIBRAS seja bastante difundida pelo mundo, e que mais pessoas tenham conhecimento dessa linguagem para que a falta de conhecimento deixe de ser uma barreira entre as pessoas, e assim o preconceito também seja combatido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com