TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o Artigo A Evolução do Pensamento Geográfico: implicações e conceitos

Por:   •  26/6/2019  •  Resenha  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

A Geografia em vista do tempo: definição e debates

Na introdução do artigo temos a definição do que se refere o pensamento geográfico, em seguida, vemos que a educação no Brasil iniciou-se com a Companhia de Jesus liderada pelos Padres Jesuítas em vista ensinar os indígenas a catequese, registrar por escrito a língua dos nativos e a colonização. A partir desse ponto pode-se definir para que a geografia foi útil naquele momento: [...] a expansão dos impérios coloniais[...]; [...] passou a se justificar em prol da dominação e colonização dos povos[...]; [...] surge exatamente para ajudar o Estado a se apropriar das terras, inclusive terras indígenas[...].

Seguindo mais à frente, vemos que mesmo a geografia sendo reconhecida e considerada disciplina escolar, ela sofreu um certo tipo de censura tanto da Igreja quanto pelo regime militar, incluindo a disciplina História nesse segundo período.

Na ciência geográfica positivista, temos os "pais" da Geografia: Alexandre von Humboldt e Karl Ritter, que estudaram as relações de povos, humanas e sistemas ambientais e naturais.

Paulo Vidal de La Blache e Friedrich Ratzel foram dois grandes pensadores geógrafos, também positivistas, da Guerra Franco-Prussiana( 1870-1871), representantes das escolas Alemã e Francesa de Geografia da época, respectivamente, e com pensamentos bem distintos um do outro sobre a Geografia. Enquanto La Blache se mantinha neutro em questões de política e classes sociais, Ratzel se mostrava extremamente rígido em seus pensamentos, pois caracterizavam-se como autoritários, julgando o Estado, enquanto La Blache tinha pensamentos mais liberais. Podemos considerá-los rivais até certo ponto.

Para o Positivismo, a geografia visa entender a partir das relações sociais, econômicas, políticas e culturais juntas ao processo de formação histórico, teórico e epistemológico o espaço terrestre e a natureza da própria Geografia, limitando-se a certo ponto.

A definição do termo "geografia" é algo bem complexo, pois além de significar o "estudo da terra" traz consigo outros derivados como "estudo sobre a sociedade e os lugares", formando assim um grande arco de várias áreas que são estudadas nessa ciência que está sempre em constante evolução e tendo diversas significações de grandes geógrafos, como Milton Santos, Richard Hartshorne e Castrogiovanni.

O debate sobre Geografia Escolar face a construção de uma Nova Geografia nos âmbitos educacionais é muito importante, pois como a disciplina sofreu censura num período, hoje que ela é reconhecida e firmada como matéria disciplinar é pouco ensinada e explorada, ou por falta de recursos ou existência da matéria em si para as turmas. O que é ruim, pois com o ensino e aprendizado da Geografia podemos compreender o mundo e a sociedade em que vivemos, além da natureza e de nosso espaço.

Em conclusão, o artigo trata das definições do termo geografia, além de nós contar a história da disciplina e alguns de seus grandes pensadores e seus pontos de vista, logo pode ser útil para cursos acadêmicos de geografia, projetos, palestras ou apenas para se ter uma pequena base do que foi e é a geografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com