TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia Cultural

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

A antropologia é a ciência que estuda o homem, as diversas origens e qualquer manifestação cultural. Cada pessoa possui hábitos, genética e crenças diferentes que são fontes onde os antropólogos retiram as respostas para tantas perguntas.

O Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e o Estruturalismo são teorias que auxiliam os antropólogos a entender as diferentes culturas da sociedade. Os antropólogos utilizam também outras fontes de pesquisa, como livros, revistas, artigos, depoimentos, imagens e objetos.

O evolucionismo busca analisar o homem primitivo e a sua evolução, as causas que modificam a vida do ser humano, facilitando a cada dia o acesso à tecnologia. A explicação para essa teoria se dá a necessidade do homem a adaptar ao mundo moderno, evoluir os princípios do homem, como por exemplo: o ingresso feminino em diversas áreas atuadas pelo sexo masculino.

Em resposta ao evolucionismo surgiu o difusionismo, que considerava as diferenças e as semelhanças de um povo a forma primitiva de contato e troca de culturas, ou seja, o homem vivia isolado em um grupo que possuía características próprias, não buscavam unir com sociedades de culturas diferentes.

O funcionalismo evidencia o equilíbrio funcional. O homem desenvolve várias funções na sociedade, buscando a concordância social e atender as necessidades humanas, isto é, cada pessoa necessita resolver seus problemas, pois cada uma delas enfrentam situações diferentes, e para solucionar é indispensável a ajuda de demais pessoas para o bem comum. Dessa forma toda a sociedade será privilegiada.

Já o estruturalismo busca compreender as estruturas culturais, ou melhor, uma estrutura mantém sempre permanente. O estruturalismo também estuda a relação do homem com o meio em que habita, e os símbolos que estabelecem o comportamento humano.

Contudo a antropologia cultural nada mais é que o entendimento do próprio ser humano na sociedade em que vive, individual ou em conjunto. A antropologia busca compreender o homem que está em constante evolução, difundindo com outras culturas ele estabelece uma função estrutural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com