TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia e Didática do Ensino de História

Por:   •  21/5/2021  •  Ensaio  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

DISCIPLINA: EDU 346 – Metodologia e Didática do Ensino de História

DOCENTE: Prof. Dr. Carlos Augusto

DISCENTE: Mariane de Jesus Nascimento

A Didática de História e a sua importância para a formação do professor de História.

RESUMO:

Esse pequeno texto pretende fazer uma breve abordagem sobre a Didática da História, trazendo alguns aspectos ligados ao seu conceito, abordados em textos de especialistas como Luiz Fernando Cerri e Rüsen, bem como a sua fundamental importância para a formação do Professor de História e para o ensino de História.

Palavras-chave: Didática da História, Formação do Professor, Ensino de História.

Há e houve no extenso campo da História divisões que distinguiam a didática da história, esta relacionada ao ensino de história e ao modo como o conhecimento histórico poderia ser transferido aos ‘não historiadores’, e a ciência histórica, esta relacionada ao processo de produção do conhecimento histórico científico.

(RÜSEN, 2006)

 Ao lermos essa pequena citação acima, percebemos que essa divisão existente entre esses dois campos (da história para ser ensinada e da história ciência), entre outras inquietações, impulsionaram a “criação” de uma disciplina que discutisse o ensino de história ligado à pesquisa, uma disciplina que trouxesse um diálogo entre a História vista na academia e a História ensinada na escola, para aí, encontrar um meio de transpor os conteúdos historiográficos para os alunos e foi a partir dessas inquietações que “surgiu” a chamada Didática da História.

A Perspectiva Alemã sobre a Didática da História e suas contribuições para a formação do professor de História.

A didática da História surgiu na Alemanha na década de 1960 como uma resposta à crise do papel do ensino de História, o que exigiu uma reflexão mais complexa dos historiadores, com o objetivo de mostrar as relações da história com a educação, tentando conferir um papel legitimador para a História.

Um teórico alemão que se debruçou sobre a historiografia e o ensino de história e possibilitou a interlocução entre esses dois campos foi o Jörn Rüsen. Suas pesquisas têm como foco os campos da teoria e metodologia da História, a História da Historiografia e a metodologia do ensino de História. Os seus estudos tiveram uma grande importância tanto na formação das pessoas ligadas à licenciatura em História, quanto nas pesquisas relacionadas ao ensino de História, e ele “tem sido o mais importante interlocutor, para o Brasil, das ideias debatidas e desenvolvidas no campo da Didática da História na Alemanha”. (CERRI, 2005)

Luiz Fernando Cerri, ao escrever sobre a Didática da História para Jörn Rüsen, afirma que,

Os escritos de Rüsen oferecem a perspectiva do debate alemão sobre o tema, que parte de uma visão integrada da Didática da História com a Teoria da História e a Historiografia. Aqui, a Didática da História assume muito mais a feição de uma teoria geral do aprendizado histórico, que deve transcender as relações escolares até para que seja possível melhor entendê-las, que a feição de uma teoria do ensino.

(CERRI, 2005)

Para Rüsen, “a didática da história é uma abordagem formalizada para ensinar história em escolas primárias e secundárias, que representa uma parte importante da transformação de historiadores profissionais em professores de história nestas escolas”, portanto, a Didática da História “É uma disciplina que faz a mediação entre a história como disciplina acadêmica e o aprendizado histórico e a educação escolar”, servindo como uma ferramenta que transporta o conhecimento até os alunos.

Quando falamos sobre Didática da História, percebemos o quanto a sua concepção ainda está muito conectada a área de Educação sem muita ligação com a pesquisa, isso porque, seu conceito está relacionado à técnica do aprender a ensinar sem se fundamentar na crença de que o papel da didática é adaptar ao contexto escolar o conhecimento criado pelos historiadores.

Cerri afirma que uma série de transformações pragmáticas da Didática da História no Brasil gerou uma ampliação do conceito de Didática. Segundo ele, a didática da história é uma área de estudos que tem por objetivo analisar o processo de aprendizado histórico.  Logo, vai mais além do que apenas a arte de ensinar ou da coleção de métodos utilizáveis tanto no ensino de História quanto no de outras disciplinas Escolares.

 Osvaldo Rodrigues Junior em “Teoria da História e Saberes Pedagógicos: a Didática da História dos manuais” escreveu que “A Didática da História passou a ser considerada uma área externa à Ciência, separando a reflexão histórica racional dos princípios e fundamentos da Teoria da História. Com isso, a Didática passou a ser concebida como a transmissão de ‘métodos de ensino’ e tecnologias”.

Portanto, a formulação da didática da história passa pela constituição de um código disciplinar, isto é, de uma tradição configurada historicamente que estabelece um conjunto de ideias, valores e rotinas que definem e delineiam a função educativa da história.

A Importância da Didática de História, não deve está ligada somente na maneira em que os conteúdos são passados para os alunos, mas também na contribuição que ela exerce na formação do cidadão, desde na educação básica até o ensino superior.

Alguns questionamentos surgem ao longo do processo de formação do professor, entre os que mais inquietam são: Que tipo de conteúdo levar para os alunos? Como transpor os conhecimentos adquiridos universidade de maneira clara para esses alunos? Como fazer uma abordagem historiográfica sobre os assuntos e qual melhor maneira de abordá-los na sala de aula? Quais recursos devem ser utilizados? Essas, entre outras inquietações, demonstram a necessidade e a importância da Didática na formação do professor, seja ela dentro da academia ou fora dela na formação continuada do profissional. Os saberes e as respostas dos questionamentos acima, surgem não somente na própria formação didática e pedagógica do próprio professor, como também ao longo da sua experiência na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com