TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia e o Ensino da Matemática

Por:   •  9/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

NOME:

RGM:

POLO:

Disciplina: Cont. e Met. do Ensino da Matemática

ATIVIDADE 1

1. Após leitura da aula 01, entreviste dois alunos que cursam os anos iniciais do ensino fundamental fazendo a seguinte pergunta: quais são as principais dificuldades que você encontra nessa disciplina? (cite pelo menos três). Emita também a sua opinião.

O 1º aluno estuda no 2º Ano do Ensino Fundamental ele descreveu que as dificuldades que se encontram na disciplina são: acha a matéria chata e difícil, não entende a disciplina e não consegue fazer às contas.

A 2º aluna estuda no 4º ano do Ensino Fundamental a aluna é um caso a parte, pois relatou que gosta de matemática e não tem dificuldades na realização das atividades, mas, ela nota que outros colegas não têm a mesma facilidade de entendimento como ela e contam que não gostam da aula, acham muito difícil e que a professora é chata, pois quando um aluno não entende ela fica nervosa.

A experiência que tenho em sala de aula, pois, trabalho no meio escolar, e vejo que os alunos tem medo da matéria, acham difícil, chata, assim as aulas se tornam cansativas, com professores cansados e despreparados que trabalham presos ao livro didático e ao quadro.

Para que a matemática não se torne um bicho para os alunos é preciso que o educador se atualize sempre que aprendam novas formas de ensinar a matéria, fazendo assim uso de novas técnicas de ensino, das tecnologias e novas mídias presentes na atualidade, o professor tem que entender que o mais importante é a qualidade do ensino oferecido e não sua quantidade, sabendo que o livro didático deve ser usado como apoio ao docente, onde o mesmo possui limitações usando-o com cautela.

2. Após leitura da aula 02, construa o jogo “nunca dez” e brinque com um grupo de crianças (pode ser numa sala de aula ou na vizinhança ou na família, etc.). Relate os resultados obtidos nessa experiência.

Para realização do jogo chamei meus sobrinhos e filhos, jogaram na sala de casa fizemos uso do Material Dourado, onde o principal objetivo era o jogador não pode tirar o número dez nos dados, e para se vencer o jogo se fazia necessária a conquista de 01 centena. Para a execução do jogo as peças foram dispostas sobre um tapete com a participação de 5 crianças com idades de 07 a 12 anos, onde os mesmos utilizaram 02 dados para lançamento e assim obtivessem uma determinada quantia para retirar unidades do Material Dourado.

A cada dez unidades eles a trocavam por 01 dezena e a cada 10 dezenas a trocavam por 01 centena, ganhando assim o jogo. Foi muito bom realizar esse jogo com as crianças eles adoraram e não queriam parar, percebi que através da brincadeira eles aprendem e se divertem ao mesmo tempo e assim usam a matemática sem perceberem e gostam com esse jogo eles realizaram a adição e tiveram o conhecimento de Unidade, Dezena e Centena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com