TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 8

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Patologia

 NOME

 RA

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Patologia

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Patologia, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Fabiana Pricila De Oliveira.

RELATÓRIO: Inflamação-infecção pós-cirúrgica

Introdução

Irei falar sobre um paciente com trauma e doenças cronicas , sabendo que esses procedimentos podem ajudar ou não a melhora deste.

Objetivos

Estar internado em uma UTI indica que o caso inspira cuidados. O paciente que precisa de uma unidade de tratamento intensivo é aquele que necessita de monitorização constante dos seus sinais vitais, do estado hemodinâmico e da função respiratória.
O objetivo desse trabalho é ajudar o paciente e solucionar o problema .

Desenvolvimento

As lesões celulares precisam de uma adaptação fisiológica no nosso organismo para que as células sobrevivam , mas se a lesão persistir levará a morte e com isso é chamado de lesão irreversível e as mais conhecidas destas são a necrose e a apoptose .  A necrose é de incidência pouco ou nada previsível, geralmente ocorre de modo acidental e está associada ao processo inflamatório.
A apoptose é uma forma de morte programada e silenciosa não ocorrendo inflamação .

A necrose culmina com o desaparecimento total do núcleo, sendo esse fato resultante da morte da célula. O fenômeno é precedido de alterações nucleares graves denominadas picnose, cariorrexe, cariólise ou cromatose.

A causa da necrose pode ter diferentes etiologias, dentre elas:

Agentes físicos: como no caos de ação mecânica, temperatura, efeitos magnéticos, radiação, entre outros.

Agentes químicos: dentro deste grupo estão inclusas substâncias tóxicas e não-tóxicas (álcool,drogasdetergentes entre outros).

Agentes biológicos: em casos de infecções virais, bacterianas ou micóticas, parasitas, entre outros.

Insuficiência circulatória (necroses isquêmicas): são compreendidas no grupo as necroses dos infartos, das úlceras de decúbito e das vasoconstrições.

Uma inflamação é uma reação do organismo a uma infecção ou lesão dos tecidos de outra natureza. A inflamação pode também partir do sistema imunitário inato que pode agredir o próprio organismo. Este tipo de inflamação difere-se daquela adquirida em que o organismo precisa entrar em contato com o agressor nocivo

infecção caracteriza um quadro de invasão do organismo por microrganismos estrangeiros, que se esforçam para tomar conta deste espaço, usando para isso os próprios meios encontrados no corpo prestes a ser colonizado. Isto traz consequências muito negativas para o hospedeiro, que vê seu mecanismo de funcionamento afetado pela presença destes agentes destruidores, os quais podem provocar inúmeras enfermidades. Normalmente a área atingida responde com um processo inflamatório.
Esta propagação de agentes infecciosos pode em um exame clínico passar despercebida, ou causar danos às células atingidas, seja por conta de um metabolismo competitivo, da proliferação de toxinas, de um mecanismo de duplicação do material genético contido no interior das células, ou devido à maneira como os antígenos provocarão a formação de anticorpos.

O tratamento da infecção hospitalar geralmente é feito com antibióticos.

A maior complicação da infecção hospitalar é o fato de poder acarretar problemas médicos adicionais, como a necessidade de re-intervenção cirúrgica ou a ocorrência de efeito colateral relacionado ao antibiótico administrado. Além disso, pode ser necessária a re-internação do paciente no hospital ou seu tempo de permanência ser maior do que o planejado inicialmente. É importante lembrar que a prevenção pode reduzir o número de pacientes acometidos por esta infecção e, com isso, diminuir o uso de antibióticos, o tempo de permanência destes pacientes no hospital e os danos associados à infecção. Por isso, este deve ser um esforço de todos: profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas etc.), visitantes e pacientes.

A higiene das mãos - que devem ser lavadas com água e sabão ou utilizando o gel alcoólico - é uma medida simples, mas muito efetiva para reduzir este risco. Portanto, o paciente pode colaborar observando e lembrando os profissionais e visitantes a realizarem este ato. Pessoas resfriadas, gripadas, crianças com infecções próprias da infância não devem visitar pacientes internados uso de papel toalha para secar as mãos,
não sentar nas camas dos pacientes,
não colocar materiais no chão, banho e limpeza nos pacientes para remoção das bactérias da pele entre outros cuidados .

Infecções ou problemas na circulação nos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns em quem tem diabetes mal controlado, tais alterações podem causar neuropatia ; úlceras ; infecções ; isquemia ou trombose.
Infecções são causa frequente de inflamação e, necessariamente, são causadas por um agente infeccioso, como vírus, bactérias, fungos e protozoários. A inflamação que causam depende do tipo de agente infeccioso e do local do organismo onde se instala. 

A recuperação desse paciente vai necessitar de um cuidador para que possa realizar curativos todos os dias e dar seus remédios nas horas exatas que foram passadas para ele, ajudar na sua higiene pois com sua perna impossibilitada da fratura não pode fazer sozinho  .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (329.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com