TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de Educação Básica Século XXI

Por:   •  17/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

Escola de Educação Básica Século XXI

Matéria: História

Professora: Daniele Cristina de Lima

Alunos: Betina Pereira Machado; Emanuel de Souza Hennig; Gabriel Q. Scherner; Pedro Paulo Gaspar Junior.

                        Trincheiras  na                         Primeira Guerra Mundial

                               

                                     Canoinhas, 14 de Março de 2019

              Introdução

A primeira Guerra Mundial que ocorreu de 1914 a 1918, foi um dos eventos mais terríveis já ocorrido. Seu potencial de destrutivo não teve precedentes, uma das estratégias de combate mais utilizadas foi a Guerra das Trincheiras ou a Guerra de Posição. Nas trincheiras a vida dos soldados era terrivelmente assustadora.

Foi um verdadeiro atoleiro, onde dois lados rivais passaram por anos imobilizados sem poder avançar diante de seus inimigos. Iniciada em 1914 por conflitos econômicos e geopolíticos, a primeira Guerra Mundial opôs as grandes potencias centrais (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Turquia) contra os Aliados (França, Inglaterra, Rússia e, no fim, Estados Unidos).

 As trincheiras que tinham em média 2 metros de altura e 1,50 metros de largura, se tornaram o centro de ações militares, graças a elas a guerra viveu muitos momentos de impasse. Pois nenhum dos lados tinha força suficiente para “derrubar” as linhas de defesa do inimigo. “Por mais de dois anos ambos os lados em combate avançaram menos de 15 quilômetros tanto numa como noutra direção”, afirma o historiador americano John Guilmartin Jr., da Universidade de Ohio.

 Os campos de batalhas chamados também de “Terra de Ninguém” onde se localizavam as trincheiras era um verdadeiro lamaçal, e abaixo do nível do mar facilitando grandes enchentes dentro delas.

 Soldados tinham uma rotina nas trincheiras onde ficam 8 dias na trincheira de batalha, 4 nas trincheiras de retaguarda e outros 4 dias de folga em acampamentos militares. Porem como a guerra era muito intensa grande parte das vezes os soldados não podiam sair ficando semanas, meses dentro de trincheiras expostos a todo tipo de condição, sol, chuva, neve..., causando doenças como a Pé e trincheira que atingia os pés dos soldados e era causado pela umidade e pelo frio congelante. Há relatos de soldados que perdiam os dedos e parte da carne dos pés. Outros tentavam mover-se dentro das trincheiras e os pés descolavam-se inteiros dos tornozelos e permaneciam amputados dentro das botas.

 Os soldados faziam suas necessidades em um buraco no chao de mais ou menos 1 metro e 50 centímetros de profundidade quando quase cheios eram cobertos por terra e um novo buraco era aberto, quando chovia e alagava as trincheira, fezes e urina se espalham por toda ela infectando a maioria dos soldados.

 A comida de maioria enlatada, muita falta de agua e um péssimo armazenamento, geralmente ficavam em uma “abertura” no interior das trincheiras como se fosse um quarto para soldados descansarem em momentos de calmaria. O exercito Inglês só tinha direito a um pedaço de pão, alguns biscoitos, 200g de carnes e 200g de legumes e verduras. Para reabastecer os cantis de água usavam poças de agua deixadas pela chuva e para aliviar o sofrimento, suprimentos diários de rum e vinho eram distribuídos para  os soldados.

Os sacos de areia eram usados como uma proteção. Cada saco com mais de 1 m de altura barravam tiros do inimigo, tiros de fuzil penetravam 40 cm em casa saco,  a proteção era tão boa que cada soldado levava um saco vazio com sigo para encher rapidamente se precisasse.

 O terror da guerra era tanto que enlouqueciam muitos soldados. Alguns de feriam a si mesmos, fraude que se descoberta seria punida com fuzilamento do mesmo. Outros mais desesperados saiam para serem mortos pelos inimigos.

Soldados mortos eram enterrados nas trincheira mesmo porem muito próximos a superfície, atraindo ratos e insetos que transmitiam doenças aos soldados vivos.

A Guerra era de certa maneira silenciosa, uma guerra de espera onde qualquer vacilo era fatal, qualquer soldado que erguesse a cabeça para fora da trincheira era geralmente morto por tiros, especialistas tentavam fazer tuneis para explodir as trincheiras inimigas por baixo.

As trincheiras se localizavam no local chamado de frente ocidental, estendiam-se por mil quilômetros indo do litoral do mar norte até a fronteira com a suíça,  por toda a extensão ficavam frente a frente as trincheiras rivais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com