TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola na modernidade

Por:   •  27/5/2015  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

        Licenciatura em Computação[pic 3][pic 4]

                   

Disciplina:

Fundamentos da Educação

Tutor: SEMIRAMIS CORSI SILVA

RA: 1141732

Aluno(a): Thiego Garrito

 

Turma:

Unidade:

Rio Claro

Explique quais eram os objetivos da escola na modernidade e porque estes

estavam em oposição?

 

O papel que a escola ocupa hoje na sociedade brasileira é muito complexo. Pois muitos acham que ela contribui apenas para a exclusão dos meios necessários à vida digna, ou seja, estude, se forme, tenha um diploma, isso te ajudará a arranjar um emprego e ser feliz. Considerando a estrutura do sistema capitalista, isso é o que rege a educação do Brasil. Porém, é necessário entender que a escola sozinha não faz a transformação da sociedade, mas uma educação critica é sempre bom para a formação dos indivíduos.

Segundo Nietzsche os objetivos da escola moderna são voltados para os valores burocráticos e para fins econômicos, na tendência dessa construção de  “homens comuns” vemos cada vez mais a necessidade da escola estabelecer as demandas mercadológicas uteis para o ganho do dinheiro.  

E nesse ponto avaliamos: onde fica o conhecimento verdadeiro? Não a necessidade de aprender, mas a vontade. Acredito que o Estado, responsável pela educação no Brasil, esteja fazendo uma pequena confusão quando se trata da escola na modernidade e da escola moderna. O aumento das tecnologias nas salas de aulas é importante mas o sistema necessita ser remodelado para que seus objetivos sejam alcançados.

Bibliografia

ALVES, Nilda (Org.). Criar currículo no cotidiano. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2004.

 

BASTOS, Maria Helena Câmara. O ensino monitorial/mútuo no Brasil (1827-1854). In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005, v. 2.

DEWEY, Jonh. Escola e democracia. São Paulo: Vozes, 1973.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (117.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com