TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Escola x Comunidade

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Caracterização da Escola

Identificação:

A escola caracterizada é a “Caminho do saber” que esta localizada na estrada do sacramento n° 426, Bairro dos Pimentas Guarulhos, SP Tel. 2303-3224. O estabelecimento analisado é uma instituição privada.

Analise critica do ambiente físico:

A grande maioria dos alunos mora no bairro em que esta localizado o colégio, porem o espaço físico da escola é incompatível com a quantidade de alunos, sendo incompatível com a proposta pedagógica, embora as salas de aula tenham um bom espaço para a quantidade de alunos as dependências gerais como pátio, biblioteca e outras áreas, tem espaço extremamente incompatível com sua necessidade.

Embora a escola tenha uma biblioteca, os alunos não podem usa-la já que a mesma é muito pequena. Além disso a escola não oferece salas multimídia, informática e nenhum outro laboratório necessário para um melhor aprendizado.

Todas as atividades são desenvolvidas em sala de aula, não utilizando salas de multimídia por conta da ausência das mesmas, o que prejudica muito o trabalho do professor, principalmente disciplinas de idiomas estrangeiros são afetadas pela falta de recursos nesse sentido.

Algo digno de nota é que a direção da escola já se deu conta da importância de tais ambientes educativos, e no ano de 2016 se deu inicio a reforma e ampliação do colégio onde não só o espaço físico será melhorado, mas também duas bibliotecas e uma sala multimídia serão construídas, além de uma piscina coberta para aulas de natação, o prazo para termino das obras será abril/2017.

Características da gestão escolar:

Dois setores importantes da escola tiveram participação ativa do desenvolvimento da proposta pedagógica, onde a direção e coordenação se preocuparam pela realização desta tarefa

A direção da escola toma as decisões importantes relacionadas a proposta pedagógica, uma das principais decisões tomadas foi a da reforma do colégio que é urgente visto que carecia de uma boa estrutura física. Essa importante decisão tomada, se deve a grande influencia dos pais, embora ainda assim nem os pais nem os alunos tem participação ativa na maioria das decisões tomadas menos ainda com a elaboração da proposta pedagogica.

Organização administrativa e pedagógica:

A estrutura organizacional da escola da escola é apresentada de acordo com o organograma abaixo:

Os cursos e horários oferecidos são:

Fundamental I 7:00am 11:30am 13:00 - 17:30

Fundamental II 7:00am 12:30pm

Ensino Médio 7:00am 12:30pm

A coordenação escolar se encarrega do calendário e reuniões pedagógicas, também e de competência da coordenação pedagógica determinar o tempo de permanência dos professores na escola.

A escola tem um sistema de aulas de reforço, para os alunos com dificuldade de aprendizado, qualquer problema em sala de aula com um aluno é imediatamente comunicada aos país do mesmo, e no fim de cada bimestre são feitas reuniões com pais e mestres onde se discute o caminho a se tomar para melhor aproveitamento do aluno.

Outras atividades desenvolvidas pela escola:

A escola relatada não possui uma associação de pais e mestres, entretanto possui um grêmio estudantil composto por 5 alunos. A escola não oferece nenhum programa especial extra curricular onde os alunos e/ou suas famílias possam se beneficiar.

Levantamento das expectativas dos alunos em relação a escola:

Por meio de perguntas objetivas, foram coletados dados importantes com respeito a expectativa dos alunos em relação a escola. É IMPRESSIONANTE observar a unanimidade dos estudantes quando o assunto é usar melhor a escola nos finais de semana.

Outra expectativa interessante, é a dos alunos do ensino médio, que mostram muita preocupação com sua futura vida profissional, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com