TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornalistico X Cientifico

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Jornalístico X Científico

Trabalho em grupo-TG

Aluno:

Bruno Henrique Rezende Carvalho  RA.1620311

Polo

Vitoria-ES

2016

Introdução

  Neste presente trabalho vamos ver as principais diferenças entre os artigos jornalístico e científicos as suas semelhanças e controvérsias.

  Segundo, Julio Abramczyk (1998) Jornalista da Folha de São Paulo, presidente da Associação Ibero-Americana de Jornalismo Científico e médico, destaca que para chegar a um labolatório e ao entendimento com algum cientista, há um longo caminho, porque jornalistas e cientistas falam línguas completamente diferentes.”Isto é realmente um foco de atritos porque, quando um cientista acaba uma entrevista, geralmente diz:’não se esqueça de trazer paraeu corrigir’. Na verdade, ele não quer corrigir, ele tem medo de que as coisas não tenham sido bem explicadas e não entende que não precisa explicar bem ‘explicadinho’,porque o que estamos passando é a informação”.(ABRAMCZYK,1989,P.16)

Artigos Jornalísticos

  Começaremos este trabalho analizando a fundo em que consiste um artigo jornalístico.

  Olhando por alto a fução do jornal é basicamente a comunicação.É através deste meio que nos mantemos informados, de modo rapido do que acontece em todo o universo des da descoberta de uma nova galáxia até em novos modos de fraccionar átomos.

  Os textos jornalísticos levam normalmente a nomenclatura de “materia”.As informaçoes que contém cada materia são apresentadas de modo decrecente em questão de importância e relevância ou seja o que tem de mais suculento da notícia fica logo no começo para atrair o leitor e os dados que não tem muita relevância vem mais ao fim.

  Para nos fundamentarmos um pouco mais neste assunto podemos usar as palavras de Clóvis Rossi que diz, em seu livro O Que é Jornalismo (10 ed.1994): “Jornalismo é uma fascinante batalha pela conquista das mentes e corações de seus alvos: leitores, telespectadores ou ouvintes…” (Rossi,1994,P.9).

  Analisemos uma notícia de jornal: “Depois de três empates em 0 a 0 na temporada, Atletico e Cruzeiro fizeram ontem mais um duelo equilibrado. Mas, desta vez, as torcidas finalmente soltaram o grito de gol…” (Metro Grande Vitória,12/05/2014)  

Artigos Científicos

  O artigo científico procura tratar de um modo detalhado e minucioso sobre novas descobertas, teorias e novas visualizações de diversas coisas.

  Para escrever um artigo científico é nescessário um estudo pormenorizñado,dos mais diversos aspectos tratados no artigo por isso Mirella M. Moro descreve que “Escrever um artigo científico não é muito diferente de produzir uma obra de arte. Qualquer artista prescisa deinspiração,ideias originais,conhecimento de tecnicas um conjunto de ferramentas e um meio de divulgaçãode sua obra” (Moro Mirella, homepages.dcc.ufmg.br/~mirella/doku.php?id=escrita).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com