TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia e pratica do ensino de historia

Por:   •  31/8/2015  •  Dissertação  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

ATD1 – Prática e Metodologia do Ensino de História

Esta é a fase final da ATD1, cujo valor é 1,0 (um ponto), e período de realização de 18/02 a 31/03.

Conforme está registrado no arquivo intitulado Orientações, objetivos e critérios de avaliação da ATD1você deverá responder duas questões, que correspondem a uma síntese das leituras indicadas e do que foi discutido no Fórum.  

Seguem abaixo as questões, recomendamos que você verifique o que foi indicado quanto à avaliação - ressaltamos que as respostas deverão ser de elaboração pessoal e, caso sejam reproduzidos textos de outros autores ou dos PCNs, não será atribuída nota para a atividade; redija a sua resposta com cuidado e observando coerência com o que foi solicitado na questão, clareza e correção da escrita.

Questões

1 Como se apresenta o Campo da História na atualidade? Quais as principais especialidades que podem ser trabalhadas no ensino médio?  (valor 0,5 ponto, aproximadamente 04  linhas))

RESPOSTA

Atualmente a História  auxilia o aluno a interpretar sua realidade de forma crítica tendo como base  fatos históricos e conhecimento acumulado na história da humanidade.  Devemos trabalhar com a pluralidade , desenvolvendo a  análise e o contexto, para assim contribuirmos na formação de um   cidadão e crítico.

2 – Segundo os PCNs, como o ensino de História pode contribuir para a formação dos jovens (pensar nos objetivos do ensino de História e sintetizar)? O que deve ser priorizado no ensino da disciplina/habilidades e competências? (valor 0,5 ponto, de 05 a 08 linhas)

RESPOSTA

Com o ensino da História os jovens podem desvendar e ter conhecimento crítico sobre a sociedade atual, pois a História  trata-se  de uma ciência, onde compreendemos não somente o passado, mas sim, a interpretação que os historiadores fazem sobre ele. A história não tem começo definido e nem fim, começa  desde a  época mais primitiva indo até a mais avançada. Devemos estimular a interpretação e especulação sobre o que está escrito, ensinando aos alunos não os fatos, mas  sim erros, pensamentos da elite e fatos que correlacionam o hoje e o passado..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (746.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com