TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia do Ensino de História

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.447 Palavras (10 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 10

Metodologia do Ensino de História

Aula 07: Conteúdos para o ensino de história no primeiro ciclo do ensino fundamental I

Objetivo: Discutir a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História para o ensino no primeiro ciclo do ensino fundamental.

Prezado(a) aluno(a), como tem sido as aprendizagens até aqui? Hoje vamos nos dedicar e estudar quais são os conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de História para as séries iniciais do ensino fundamental I.

As propostas para o ensino de história estão voltadas para que o aluno possam entender o funcionamento, as semelhanças e as diferenças, o que permanece e o que muda na vida social, econômica e cultural do lugar em que ele vive. É fundamental que nós, professores(as), levemos em consideração os conhecimentos e as vivências das crianças, termos em mente que elas vêm de casa com uma visão de mundo, que no geral está ligada ao conhecimento de senso comum, cabe a nós transformarmos estes conhecimentos em conhecimentos científicos.

Ao preparamos uma aula de história para as crianças de seis e sete anos, é fundamental que levemos em consideração que elas estão no início da alfabetização, deve-se dar preferência a atividades com imagens, e a partir delas desenvolver atividades com a linguagem escrita, podemos pensar em fontes documentais como fotografias, mapas, desenhos, filmes, documentários e depoimentos, que elas mesmas coletar com seus pais, tios, avós e vizinhos.

Desde o primeiro ano do ensino fundamental, o professor deverá realizar intervenções pedagógicas baseado na pesquisa histórica. Considerando a necessidade de ler uma diversidade de fontes documentais e discutir que estas são leituras de um acontecimento ou fato histórico. Buscando romper com qualquer ideia de verdade única em história.

Na organização de dados históricos obtidos, cabe ao professor incentivar os alunos a compreenderem os padrões de medida de tempo, como calendários, que permitem entender a ordenação temporal do seu cotidiano e comparar acontecimentos a partir de critérios de anterioridade ou posteridade e simultaneidade. (PCN, 1997, p. 50)

Com esta proposta de ensino, a disciplina busca ultrapassar a historiografia positivista (tradicional), que era ensinado nas escolas no século XIX e XX como vimos em nossa segunda aula, a história dos grandes heróis, dos grandes personagens, sempre apresentados em festividades cívicas maneira atemporal. Quando o professor, ao ensinar história, parte da realidade do aluno, não quer dizer que não vá retomar a historicidade, o passado, vai sim, mas buscará fazer um recorte temporal inicial que faça sentido para a criança, fazendo com que ela entenda o seu processo histórico, sendo este a partir da sua família, pensando quem são seus pais, seus avós e bisavós. De onde eles vieram, porque escolheram viver neste bairro. É sempre um exercício colocando o sujeito no centro do processo histórico, do micro para o macro.

Como afirma Circe Bittencourt em seu livro Ensino de História, Fundamentos e Métodos:

Existe a preocupação de introduzir noções e conceitos históricos a partir desta fase escolar, os quais serão progressivamente trabalhados ao longo de todo o ensino fundamental e médio. Os PCN de História, os quais de certa forma consolidam essa tendência, têm como conceitos básicos a cultura, a organização social e do trabalho e noções de tempo /espaço histórico, a serem introduzidos a partir do processo de alfabetização. (2004, p. 113)

Ao propor o trabalho a partir do local em que o aluno esta inserido, há uma busca de romper com a organização dos círculos concêntricos, pensando na história de um lugar, que objetiva estabelecer ligação com o mais próximo, pensar que minha rua está dentro de um bairro, que está dentro de uma cidade, que está dentro de um estado, que está dentro de um país e assim por diante.

Os estudos de História têm como base o desenvolvimento intelectual do educando, e daí a recomendação de introduzir o conteúdo a ser estudado por um problema situado no tempo presente. (BITTENCOURT, 2004, p. 113–114)

Os PCN de História descrevem os conteúdos da seguinte maneira:

A localidade

• Levantamento de diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais entre os alunos da classe e entre eles e as demais pessoas que convivem e trabalham na escola:

• Idade, sexo, origem, costumes, trabalho, religião, etnia, organização familiar, lazer, jogos, interação com meios de comunicação (televisão, rádio, jornal), atividade dos pais, participação ou conhecimento artístico, preferências em relação à música, à dança ou à arte em geral, acesso a serviços públicos de água e esgoto, hábitos de higiene e de alimentação.

• Identificação de transformações e permanências dos costumes das famílias das crianças (pais, avós e bisavós) e nas instituições escolares:

• Número de filhos, divisão de trabalhos entre sexo e idade, costumes alimentares, vestimentas, tipos de moradia, meios de transporte e comunicação, hábitos de higiene, preservação da saúde, lazer, músicas, danças, lendas, brincadeiras de infância, jogos, os antigos espaços escolares, os materiais didáticos de outros tempos, antigos professores e alunos.

• Levantamento de diferenças e semelhanças entre as pessoas e os grupos sociais que convivem na coletividade, nos aspectos sociais, econômicos e culturais.

• Diferentes profissões, divisão de trabalhos e atividades em geral entre idades e sexos, origem, religião, alimentação, vestimenta, habitação, diferentes bairros e suas populações, locais públicos (igrejas, prefeitura, hospitais, praças, mercados, feiras, cinemas, museus), locais privados (residências, fábricas, lojas), higiene, atendimento médico, acesso a sistemas públicos de água e esgoto, usos e aproveitamento dos recursos naturais e fontes de energia (água, terra e fogo), locais e atividades de lazer, museus, espaços de arte, diferentes músicas e danças.

• Identificação de transformações e permanências nas vivências culturais (materiais e artísticas) da coletividade no tempo:

• Diferentes tipos de habitações antigas que ainda existem, observações de mudanças no espaço, como reformas de prédios, construções de estradas, pontes, viadutos, diferenciação entre produtos manufaturados e industrializados, mecanização da agricultura, ampliação dos meios de comunicação de massa, sobrevivência de profissões artesanais (ferreiros, costureiras, sapateiros, oleiros, seleiros), mudanças e permanências de instrumentos de trabalho, manifestações artísticas, mudanças nas vestimentas, sistema de abastecimento de alimentos, técnicas de construção de casas e suas divisões de trabalho, as músicas e danças de antigamente, as formas de lazer de outros tempos. (PCN, 1997, 53-54)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com