TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO SOBRE AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Por:   •  18/11/2017  •  Exam  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1 : ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

AUGUSTO CÉSAR DA ROCHA OLIVEIRA - RA 1720171

                   

 

PÓLO DE BARCARENA / PA

2017

SUMÁRIO

 

Relato Sobre Ambientes Escolares e Não escolares..............................................3

Ponto de Partida..................................................................................................... 3

Ambientes Escolares.............................................................................................. 3

Ambientes Não escolares........................................................................................5


RELATO SOBRE AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES.

Ponto de partida: Secretaria Municipal de Educação de Muaná, localizada na Avenida José Ferreira, 43 – Centro – Muaná/PA.

    O ponto de partida refere-se ao meu local de trabalho, onde ao entorno de 500 metros existem três escolas de Educação Fundamental e uma de Educação Infantil, sendo esses ambientes escolares, quatro praças e a orla do Município e esses caracterizando ambientes Não escolares.

Ambientes Escolares

   As escolas que compõe os ambientes escolares ao entorno do ponto de partida são a Escola Municipal de Educação Infantil “Genésio Martins”, e as Escolas Municipais de Educação Fundamental “Ângelo Nascimento”, “Paula Frassinetti” e “Dr. José Malcher”.

   A Escola Municipal de Educação Infantil “Genésio Martins” atende alunos de 4 e 5 anos, com 5 turmas de Jardim I pela manhã e 5 turmas de Jardim II a tarde, possui 240 alunos e 17 docentes, atende  a 02 alunos com necessidades especiais, possui uma rotina de entrada nas salas para depois entoarem semanalmente os hinos do Brasil, da Bandeira, do Pará e de Muaná, após isso retornam as atividades em sala de aula, onde também há o intervalo para o lanche e retorno a sala de aula até o termino do dia letivo.

    A Escola Municipal de Educação Fundamental “Paula Frassinetti”, uma escola com mais de 100 anos atende alunos do fundamental I, o que corresponde ao 1º ao 5º ano, com 697 alunos distribuídos em dois turnos (manhã e tarde), com 28 turmas de Ensino Fundamental e duas turmas de Atendimento Especializado Especial – AEE.

    Nesta escola ocorre à inclusão de alunos com necessidade especiais em sala de aula, e no contra turno, na Sala do AEE, a escola atende 24 alunos portadores de necessidades especiais.

    No momento o segundo andar da escola está interditado para reformas e os alunos estão alocados num outro prédio da prefeitura municipal.

    A rotina consiste na entrada dos alunos a escola e as suas respectivas salas, intervalo para lanche, atividades sócias educativas e projetos interdisciplinares, a escola adere ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

    A Escola Municipal de Educação Fundamental “Dr. José Malcher”, atende alunos do ensino fundamental I, o que corresponde ao 1º ao 5º ano, com 738 alunos distribuídos em dois turnos (manhã e tarde), com 26 turmas de Ensino Fundamental e duas turmas de Atendimento Especializado Especial – AEE.

   Nesta escola ocorre à inclusão de alunos com necessidade especiais em sala de aula, e no contra turno, na Sala do AEE, a escola atende 21 alunos portadores de necessidades especiais. Esta escola possui um espaço interno bem reduzido e que se tornou necessário à construção de mais quatro salas de aula em um andar superior para atender a demanda, esta escola conta com o maior IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município.

   A rotina consiste na entrada dos alunos a escola e as suas respectivas salas, intervalo para lanche, atividades sócias educativas e projetos interdisciplinares, a escola adere ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (84.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com