TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO “A CRITICA DA GESTÃO DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES”

Por:   •  6/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE:

DIVERSIDADE, CIDADANIA E DIREITOS.

RESENHA DO ARTIGO “A CRITICA DA GESTÃO DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES”.

Trabalho apresentado à UEG – Campus Goianésia para obtenção de nota parcial na disciplina de Diversidade, Cidadania e Direitos Administração no 3° período do Curso de Bacharelado em Administração.

Professor: Bráulio Fernandes

Goianésia

2019

A CRÍTICA DA GESTÃO DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

ALVES, Aquino Alves; SILVA, Luís Guilherme Galeão. A crítica da gestão da

diversidade nas organizações.

Resenha

O conceito de diversidade na literatura de administração

A diversidade refere-se a uma variedade de atributos de indivíduos e grupos. No ambiente atual da administração, as organizações devem perceber as qualidades de seus consumidores e funcionários. Pois se tornou uma necessidade fundamental do negocio, para competir em um mercado altamente dinâmico, com foco em duas categorias para o estudo da diversidade: Gestão da diversidade e ação afirmativa.

Ação afirmativa

Com base no artigo ações afirmativas é um conjunto de políticas especificas de recursos em benefícios de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimizados pela exclusão socioeconômica, com ações publicas ou privadas, que procuram reparar os aspectos que dificultam o acesso dessas pessoas as mais diferentes oportunidades. Tendo como objetivo de superar os efeitos de um passado de discriminação e desigualdade, garantindo que esses indivíduos passam a competir igualitariamente com membros dos grupos favorecidos, ou seja, atingir igualdade completa nas organizações.

Da ação afirmativa á gestão da diversidade

Entende-se por gestão da diversidade a adoção de medidas administrativas que garantam que as características pessoais ou de grupo, sejam vistos como recursos para melhorar o desempenho da organização. Como fala no artigo seria necessário mudar as perspectivas de inclusão de minoria, uma vez que essa afirmação estaria contrariando o principio da meritocracia (processo de alavancamento de profissional, social é uma consequência dos méritos individuais de cada pessoa, ou seja, de seus esforços e dedicações) dando a entender que a admissões ou promoções de membros desses grupos, como não merecidas por outros funcionários e também por eles próprios. Segundo Taylor Cox Jr. E Stacy Blake as organizações deveriam continuar com essas ações afirmativas entres as minorias excluídas, mas priorizando os funcionários talentosos, criativos, inovadores e dedicados, para que possam se destacar pelos seus méritos e sua capacidade como profissional, alcançando, assim a igualdade entre seus colegas.

O foco prescritivo da literatura da gestão da diversidade

Na literatura analisada são identificados três tipos de definições dos grupos discriminados. O primeiro tipo e definido como identidades: é um conjunto de caracteres particulares que identificam uma pessoa como membro de um grupo. O segundo tipo e a minoria que comtempla disposição de poder na sociedade, no caso pouco poder. O terceiro e a historia: que é uma leitura critica das relações intergrupais.

A gestão da diversidade se expandiu porem ainda existem muitos obstáculos a serem enfrentados como o preconceito dos próprios funcionários das empresas em relação aos programas e sua efetividade.

Para superar esses desafios é necessária a reestruturação das politicas de recursos humanos, focando no desenho de planos de carreira e valorização da família, com grupos de discussões e compensações para adoção da diversidade.

Ação afirmativa e gestão da diversidade no Brasil

A partir dos anos de 1990 que os governantes passaram a reconhecer a discriminação dos negros no mercado de trabalho como um problema social. Com o objetivo de combater a discriminação no mercado de trabalho, foi criada a convenção nº11 Organização Internacional De Trabalho (OIT)- que dispõe sobre a discriminação no emprego e na ocupação. Também foram criadas ações voltadas para gênero e raça, nas quais são encontrados os grupos mais discriminados.

Elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com