TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o filme O nome da Rosa

Por:   •  2/5/2021  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno (a): Allice Miranda de Oliveira

Data: 23/10/2018

Curso: Ciências Econômicas/Turma: 2018.1

Resenha do filme “O Nome da Rosa”.

Direção: Jean-Jacques Annaud

Elenco: Sean ConneryChristian SlaterElya Baskin mais

Gêneros: AventuraDramaSuspense

Nacionalidades: FrançaItáliaAlemanha

Resumo do filme:

No filme estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro onde alguns monges aparecem mortos e sempre com os dedos e a língua roxos. Contudo um monge franciscano, ficou incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.

O mistério foi desvendado por um monge, William, e Adso ,um noviço que o acompanhava. Eles descobriram quem conseguisse chegar a biblioteca escondida acabava morrendo envenenado quando folheava o livro de Aristóteles molhando os dedos pois suas páginas continham veneno.

 O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges têm acesso às publicações sacras e profanas. O fato de poucos terem acesso a essas escrituras se dá pela relação entre o cristianismo, a filosofia e a ciência dos antigos e que a biblioteca inclui obras que não estão devidamente interpretadas no contexto do cristianismo medieval.

Em resumo o filme é uma crônica da vida religiosa no século XIV, e relato surpreendente de movimentos heréticos. Para muitos críticos, o nome da rosa é uma parábola sobre a Itália contemporânea e a expressão “O nome da Rosa” foi usada na Idade Média significando o infinito poder das palavras.

Contexto:

A época retratada no filme é marcada pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental. Ocorrem assim, nesse período, transformações na esfera econômica, social, política e até religiosas. Culturalmente, destaca-se o movimento renascentista que enquanto movimento cultural, resgatou da antiguidade greco-romana os valores antropocêntricos e racionais, que adaptados ao período, entraram em choque com o teocentrismo e dogmatismo medievais sustentados pela Igreja.

O filme “O Nome da Rosa” traz consigo um caráter metafísico e filosófico, pois na temática principal se busca a verdade, a explicação, a solução do mistério, a partir de um novo método de investigação. Pode-se perceber algumas alterações nos elementos da cultura moderna onde há o surgimento do pensamento moderno, no período da transição da Idade Média para a Modernidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com