TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Desmundo

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

RESENHA

DISCIPLINA: História do Direito Brasileiro

PROFESSORA: Leila Beuttenmüller Cavalcanti Soares

EQUIPE: Fabiane Ferreira de Souza, Francisca Analine,

                Maria Emília Nobre, Maria Samara, Raiane Pinheiro

DIREITO - 1º SEMESTRE – 2013.1

Fortaleza – CE

DESMUNDO

Fabiane Ferreira de Souza,

Francisca Analine,

Maria Emília Nobre,

Maria Samara,

Raiane Pinheiro[1] 

O filme relata a história de uma jovem portuguesa que foi enviada para a América juntamente com outras órfãs assim como ela, no intuito de casarem com os colonos para que eles não tivessem filhos mestiços com as índias. Essas jovens eram enviadas a pedido do padre Manoel da Nóbrega. O período que o filme é ambientado, é conflituoso, as imagens dos índios sendo explorados, a vida difícil e o tratamento escravocrata dado às mulheres, o escambo e o comportamento opressor dos catequizadores impondo a nova religião aos indígenas. Ao chegarem as órfãs são levadas a um lugar onde foram apresentadas aos seus pretendentes por meio de um intermediário. Oribela, a personagem principal, é muito religiosa, e repudia a situação na qual foi exposta, e quando é apresentada ao seu pretendente e este tenta presenteá-la, a reação da jovem é cuspir no rosto do escolhido para desposá-la fazendo com que ele desista do casamento. No entanto, Oribela não consegue fugir do compromisso do casamento, lhe aparece um pretendente, chamado Francisco de Albuquerque, que consegue tornar-se seu marido.

 Chegando em sua casa, Francisco quer a consumação do casamento pelo meio da união sexual mas a jovem começou a chorar e a rezar, alegando que estava enfraquecida com a viagem e pede um pouco de paciência para que ela possa se acostumar com o marido e assim criar afeto por ele. É mostrada no filme a fazenda de Francisco de Albuquerque onde a mão de obra utilizada eram os índios que eram capturados nas florestas, e nesta propriedade além de sua esposa Oribela, ainda moram a mãe de Francisco e uma criança com problemas mentais.

Um dos personagens da história é um padre jesuíta que em uma de suas visitas a fazenda de Francisco cria uma polêmica por conta da vontade demonstrada em levar consigo alguns filhos de índios ainda pequeninos, mostrando que os religiosos defendiam a conversão dos índios ao contrário dos colonos que só os viam como escravos.

Referente à submissão e inferioridade fica nítido na cena em que o mercador, chamado Ximeno Dias, chega e Francisco manda que Oribela escolha algo, e ela pega o objeto que se encontra próximo às mãos do mercador. Depois que este vai embora, Oribela apanha do marido e ainda é coagida a ter relação sexual com ele.
Após ocorrer este ato de estupro, Oribela foge e mesmo sem orientação acaba conseguindo encontrar o mar e uns homens no qual ela pede que eles a levem de volta para Portugal. Seu marido percebe sua ausência e vai a sua procura, e a encontra quase sendo estuprada pelo grupo de homens que ela havia pedido ajuda, Francisco consegue matá-los e a leva de volta para casa. Chegando à propriedade de seu marido, Oribela é acorrentada e fica aos cuidados de uma índia que tenta se comunicar com ela mas é impossível por conta da linguagem diferente.

Oribela novamente vai conquistando a confiança do marido e inicia um bom relacionamento com seus parentes e também passa a analisá-los. O filme implica uma relação entre mãe e filho, relação essa incestuosa, além do enigma referente ao pai da criança com problemas mentais que mora com eles, levando a desconfianças que Francisco seja seu verdadeiro pai.

Ximeno Dias, o cristão-novo, passa a aproximar-se da fazenda de Francisco, e Oribela começa a evidenciar interesse por ele, e é correspondida. Ela foge novamente e é amparada por Ximeno em seu estabelecimento. Francisco suspeita da ajuda do cristão-novo na fuga de sua esposa e vai ao encontro deles, ao chegar eles já haviam fugido, mas são alcançados por Francisco na praia, onde acontece uma batalha de armas e o marido de Oribela vence e assim leva sua esposa de volta.

Ocorre uma passagem de tempo, onde já aparece a cena com Oribela dando a luz e logo após ela saindo de mudança da aldeia juntamente com seu marido, o restante da família, e os índios carregando a mudança deles, e Oribela agora está conformada com sua condição de esposa.


Fabiane

A história se passa por volta dos anos 1570. A personagem principal do filme é Oribela, muito religiosa e contrariada com a situação em que se encontrava, pedindo assim que a madre a levasse de volta para o convento.
Quando foram entregar as órfãs para os seus futuros maridos e no momento em que Oribela seria apresentada ela cuspiu no rosto de seu suposto pretendente. E terminaram casando ela com um senhor chamado Francisco de Alburquerque. Com isso, Oribela, tentava cumprir sua função de esposa. Chegando em casa, Francisco, queria ter relações, porém, Oribela começou a chorar e a rezar, alegando que estava enfraquecida, que não o conhecia e pediu um tempo para se adaptar ao papel de esposa. A parte da submissão e da inferioridade fica bem clara na passagem em que, o mercador chega e Francisco manda que Oribela escolha algo e ela pega o objeto que esta próximo as mãos de Ximeno (o mercador). Depois que este vai embora, Oribela apanha e Francisco força a ter relação com ele O filme nos mostra também a vida dos índios, bem como as visitas frequentes dos padres a casa de Francisco, onde o padre reclama que na fazenda dele existe mais de 10 brasis sem receber catequese e o padre leva alguns dos pequenos índios para que os mesmos possam crescer como cristãos.
Assim como as tentativas de fuga mal sucedidas de Oribela após ser estuprada pelo seu marido, cuja tolerância com a espera que esta lhe solicitara foi perdida. Sai pelo mato Oribela e orientando-se sabe lá como, eis que topa com o mar, um prodígio para uma jovem que não conhecia direito a região! Lá aborda alguns homens que estavam na praia, pedindo-lhes que a levem de volta para Portugal. Seu marido nota-lhe a ausência e sai a sua procura, encontrando-a em situação de perigo, já que estava prestes a ser estuprada pelos homens, que são mortos por Francisco de Albuquerque. Levada de volta à propriedade de seu esposo, fica acorrentada recebendo cuidados de uma índia que busca, inutilmente, comunicar-se com ela, por conta da barreira lingüística
ela então finge conformar-se mas ao ser liberta foge novamente, desta vez ela procura por Ximeno (Caco Ciocler), um cristão-novo misto de pescador e mascate,por  quem ela nutre certa admiração. Ele a dá abrigo e acabam se envolvendo , eles planejam fugir juntos.  Mas Francisco, que já havia notado a afeição da esposa por Ximeno  vigiou a casa do mascate e os surpreendeu durante a fuga. Eles então duelam e Francisco acaba matando  Ximeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com