TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desmundo Resenha

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

O filme Desmundo retrata a realidade social do Brasil, após o seu descobrimento. Portugal começou o processo de exploração do Brasil, dividindo-o em capitanias hereditárias e mandando portugueses para colonizá-lo. O filme se passa nessa época. Os portugueses que aqui chegaram, estavam explorando o território, atrás de riquezas. Toda a cultura (religião, leis) era ditada por Portugal. Os índios eram explorados para trabalharem como escravos para os colonos. Os padres tentavam catequisar os índios.

O filme começa com a chegada das órfãs aqui no Brasil. Elas vieram de Portugal para se casarem com portugueses, que tinham recursos, e aqui moravam. Foi a forma que Portugal achou de dar continuidade a portugueses de sangue puro, pois estes já estavam se misturando com as índias. A Protagonista Oribela, era uma moça muito religiosa e podemos dizer, que um pouco rebelde. Ela não aceitava ter que se casar. Quando foi apresentada ao seu pretendente, cuspiu sua cara e ele acabou não querendo se casar com ela. Depois, ela foi “oferecida” a Francisco que a aceitou. No momento da consumação do casamento, Oribela implorou a Francisco que esperasse até que ela o conhecesse. Este aceitou. Francisco morava numa fazenda no interior. Nas cenas que da fazenda, podemos ver vários índios, capturados na floresta, trabalhando. Sobre os índios ainda, temos uma cena em que o padre vai à fazenda e leva consigo alguns índios bem jovens, ele explica que ao converter esses índios, eles passariam a religião para os seus pais e filhos.

Depois de muito esperar, Francisco não se contém e acaba estuprando sua esposa, que revoltada, decide fugir para voltar para Portugal. Depois de passar a noite fugindo, Oribela chega à praia e encontra alguns homens. Tenta negociar com eles, para que estes a embarquem em um navio. Os homens tentam estuprá-la, quando seu esposo aparece e mata os três. Francisco leva Oribela de volta e a castiga cruelmente. Ela volta andando a pé e chega com os pés feridos, fica trancada por muitos dias. Podemos perceber a sociedade machista da época. A mulher era tido como um objeto, era propriedade do esposo.

Depois de ser liberta, percebemos uma certa aproximação de Oribela com Ximeno, que era mercador, inclusive de índios. O filme também deixa no ar, que Francisco teria tido uma relação incestuosa com a mãe, da qual nasceu uma filha com problemas mentais.

Oribela não se conforma com a vida que leva e mais uma vez, tenta fugir pra voltar pra Portugal. Desta vez, ela procura Ximeno para ajuda-la.  Ximeno acaba deixando que ela se esconda em sua casa. Eles vivem um relacionamento amoroso. Francisco desconfiado, vai até a cidade e à casa de Ximeno, mas não consegue achá-la. No dia, que eles partem pra que ela pegue o navio, Francisco os encontra na praia e um “duelo”, Francisco mata Ximeno. A cena seguinte, mostra Oribela dando a luz a uma criança. Logo depois eles estão se mudando de casa. E, o filme acaba.

Apesar da história não ter um final feliz, o filme é interessantíssimo na proposta cultural. Podemos mergulhar numa realidade de quase meio milênio atrás. Há uma grande riqueza de detalhes, que nos ajudam a entender costumes da época. Conseguimos ter uma ideia de como foi o iníco da sociedade de nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com