TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme 12 HOMENS E UMA SENTENÇA

Por:   •  8/10/2018  •  Dissertação  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

UNIR - Universidade Federal de Rondônia

Discentes: Adriana Micaeli Gomes Rocha

Antônio

Cléia Santos Madeira

Marqueis Candido Pontes

Moacilio Izidio

Docente: Zairo Carlos da S. Pinheiro

Licenciatura em História

Doze homens e uma sentença

Rolim de Moura - RO

2017

DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

O filme “Doze homens e uma sentença” é um filme norte americano produzido por Sidney Lumet e dirigido e escrito por Reginald Rose, lançado em 1957. O filme se passa no cenário de um tribunal do júri Norte-americano, onde doze personagens têm a responsabilidade de dar o veredicto a respeito da culpa ou inocência de um jovem de 18 anos, que está sendo julgado pelo assassinato do pai depois de uma briga.

O juiz orienta os jurados da enorme responsabilidade que recai sobre eles, e que a definição do veredicto só seria aceita através de uma unanimidade. Os jurados só deveriam condenar ou absolver o réu quando tivessem certeza do veredicto e, em caso de dúvida ou discordância quanto a sua culpa ou inocência, deveria se utilizar de bom senso e fazer com que prevalecesse a inocência, até que existisse unanimidade de veredictos entre todos os doze jurados. A pena aplicada ao jovem seria a pena de morte.

Na sala do Júri, acontece uma votação preliminar, antes mesmo de ocorrer os debates; dos doze jurados ali presentes, apenas um vota pela inocência do acusado, sendo o jurado de número oito, ele alega que não tinha certeza da inocência do réu; mas que também não estava convicto quanto a sua culpa, pelo assassinato do seu próprio pai.

A partir daí, o oitavo jurado passa a propor uma enorme discussão entre todos a respeito dos pontos obscurecidos nas provas do crime e nos depoimentos das testemunhas, assim tentando convencer os outros jurados que as evidências mostradas pela promotoria poderiam não ser tão confiáveis e fidedignas quanto pareciam no inicio. Através de muita insistência e persuasão, ele aos poucos convence um a um dos jurados, fazendo com que refletissem sobre seu voto e seu modo de pensar, deixando de lado preconceitos que poderiam corromper o julgamento.

“O preconceito obscurece a verdade”, diz o personagem de Henry Fonda em certo momento do filme mostrando que, muitas vezes, uma pessoa a ser julgada já é condenada por diversas outras questões. Uma questão colocada a prova com este filme, é a relacionada a fragilidade da justiça e a necessidade de imparcialidade. No Júri que era composto por cidadãos comuns podemos perceber que cada qual utiliza de seus preconceitos, opiniões e valores para o julgamento.

A justiça, por vezes reflete estereótipos aos quais deveria abster-se, assim respeitando e mantendo a imparcialidade jurídica, que, na realidade, representa a própria essência da justiça, que é a de dar a cada um o que é seu. Afinal, todos somos inocentes, até que prove-se o contrário.

No contexto geral, o filme vem nos retratar a problemática das relações em grupo nos processos decisórios, onde cada individuo munido de suas particularidades, condicionamentos e padrões de vida, acabaram  por deixar que os fatos fossem em primeiro caso analisados sob seu ponto de vista pessoal, pelos condicionamentos sociais e pessoais. Ao final do filme, pode –se perceber portanto, logo na cena final, a indiferença de alguns dos jurados ao fim da missão e a grande satisfação de outros, que dão o caso como resolvido e sentem-se livres com a decisão entregue ao tribunal.  Desta forma, entende-se do filme a diferença entre os indivíduos, mostra-se o quanto o discurso envolvido nas relações, o dito, o como é dito, interfere nas escolhas destes indivíduos. Coloca-se em questão o quanto vale a opinião do sujeito, o quanto vale o direito à vida, entre outras coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com