TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme O nome da Rosa

Por:   •  29/1/2019  •  Resenha  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do Filme O Nome da Rosa

Direção: Jean-Jacques Annaud

Gênero: Suspense

Ano de lançamento: 1986 - EUA

O filme O nome da Rosa é baseado no romance de Umberto Eco e tem como contexto histórico a Baixa Idade Média (séc. XI ao XV) marcada pela desagregação do feudalismo e a formação do capitalismo na Europa Ocidental.

A história se passa em um mosteiro beneditino no norte da  Itália no séc. XIV. Um monge franciscano inglês William de Baskerville e seu noviço Adso de Melk, chegam ao mosteiro para participarem de um conclave, onde a igreja católica decidiria se deveria ou não doar parte das suas riquezas. Ao chegarem se deparam com uma situação nada agradável, pois estavam acontecendo algumas mortes misteriosas por lá. Baskerville, tomando uma postura de humanista e racional, passa a investigar essas mortes e os monges do mosteiro achavam que era obra do demônio. O fato misterioso dessas mortes era que a ponta dos dedos e os lábios das vítimas estavam roxos.

William de Baskerville começa a investigar por todo o mosteiro e  repara que a biblioteca de lá possui poucos livros e aquilo o intriga muito. Após algumas investigações ele descobre uma biblioteca imensa numa espécie de labirinto em uma das torres do mosteiro. Lá encontra livros com publicações  sagradas e profanas como livros de Filosofia,Teologia, Ciências e outras áreas do saber, cuja intenção é ocultar o conhecimento a fim de que se mantenha o poder da igreja católica sobre o povo. Nessa biblioteca ele encontra o livro de poesias de Aristóteles, onde esse filósofo expressa o prazer pelo riso, o que iria contra os dogmas da igreja. William notou que as páginas do livro continham uma espécie de veneno, e todos aqueles que a tocassem morreriam envenenados.  A igreja defendia  que a comédia proporcionava ao homem falta de temor a Deus e com isso enfraqueceria a seu poder sobre os cristãos. Quem fosse contra esses dogmas era severamente punido pela Inquisição, que foi criada para garantir que a igreja, que tinha laços com o poder monárquico, permanecesse em primeiro lugar na sociedade econômica da época.

Fora do mosteiro o aspecto da pobreza era visível. Homens e mulheres eram tratados como escravos, eram explorados pela falta de conhecimento e as mulheres em troca de comida, se entregavam aos monges pelo prazer carnal.

Baskerville descobre que por trás dessas mortes está o velho monge do mosteiro que tentava esconder esse segredo e  coloca fogo nos livros. O franciscano consegue salvar alguns livros e sua própria vida, mas o velho monge acaba morrendo.

Podemos ver nesse filme que a Igreja Católica na época impedia a divulgação de conhecimentos pelo receio de que isso levasse a uma perda de poder. Com essas atitudes de que tudo era obra do demônio, milhares de inocentes foram levados à fogueira pela Inquisição. A Igreja Católica por vários séculos dominou os impérios por trás de seus governantes, dominando o povo e enriquecendo, impondo suas regras e dogmas que todos eram obrigados a seguir.

BIBLIOGRAFIA

O Nome da Rosa. Direção: Jean-Jacques Annaud. EUA, 1986. Disponível em < http://www.assistirtemporadasonline.com/filmes/assistir-o-nome-da-rosa-dublado-online > acesso em 20/04/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com