TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Livros Poéticos

Por:   •  1/2/2024  •  Abstract  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

EAD TEOLOGIA / SEID        2

         TRABALHO

TRABALHO MODULO

COMO FAZER O TRABALHO

Neste trabalho o aluno deverá fazer um breve resumo ou um mapa mental:

1. Livro: CONHEÇA MELHOR O ANTIGO TESTAMENTO, da página 142 até a página 209.

Livros Poéticos: Uma Exploração

Nesta seção, abordaremos os livros poéticos, discutindo a natureza do poema como uma composição literária composta principalmente por versos que expressam sentimentos. Embora certos segmentos da Bíblia contenham poesia, os hebreus identificaram três livros como poéticos: Jó, Salmos e Provérbios. Além disso, na classificação da Vulgata, incluem-se os livros didáticos Eclesiastes e Cantares, totalizando cinco livros chamados de "poéticos".

Posteriormente, esses cinco livros foram divididos em dois grupos: os livros "de sabedoria" e os "hinicos". Os três livros de sabedoria são Jó, Provérbios e Eclesiastes, enquanto os dois livros hinicos são Salmos e Cantares de Salomão.

Introdução aos Livros de Sabedoria

O livro de Jó introduz um tipo diferente de literatura. Sendo o primeiro livro poético e o primeiro dos livros de sabedoria, a transição de Ester para Jó é comparável a passar de Atos para Romanos no Novo Testamento. Não apresenta mais narrativas de eventos; agora estamos em um ambiente de sala de aula, desafiados a pensar e observar.

Parece ter existido uma classe significativa chamada "homens sábios", sendo Salomão o maior deles, precedido e seguido por muitos outros. Seu pai Davi fez referência a eles (I Samuel 24:13), e nas escolas de Samuel, sem dúvida, as obras desses sábios foram estudadas junto com a Torá.

Objetivo Prático

O interesse dos sábios de Israel estava mais voltado para a sabedoria prática do que para a filosófica, metafísica ou a busca da verdade suprema, que não os cativava muito.

Livros Bíblicos da Literatura de Sabedoria

Jó: Sabedoria para Compreender as Provações da Vida. Este primeiro livro de sabedoria aborda uma das questões mais debatidas: "Por que um justo deve passar por sofrimento?" Ele desafia a refletir sobre o sentido da vida, explorando os caminhos de Deus para com os homens. O livro é um drama cósmico em que a soberania governa todas as esferas, conduzindo uma pessoa de perfeição religiosa pelo crisol do sofrimento a um conhecimento mais profundo e fé em Deus.

Salmos: Composições profundas dos salmistas expressando emoções e anseios de Israel pelo Messias. Hinário central em rituais, os Salmos são tematicamente variados, incluindo lamentos, ações de graça, imprecatórios, messiânicos e instrutivos, representando uma rica expressão intelectual ao longo do tempo.

Provérbios: Sabedoria para o Crescimento e Disciplina na Vida. Provérbios é uma coleção de ditados que visam formar um caráter piedoso. Destaca a loucura de viver dominado pelas emoções, enfatizando a importância de estar com Deus desde a juventude, disciplinar-se para alcançar valores mais elevados e reconhecer o poder e o potencial adquiridos por meio de um caráter e vida espiritual fortes.

Eclesiastes: Sabedoria para Encontrar o Verdadeiro Significado da Vida. Eclesiastes trata da singularidade de aproveitar a vida sob a direção divina, evitando sucumbir ao pessimismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com