TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITRUA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  19/10/2017  •  Monografia  •  3.759 Palavras (16 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA-FAEL

A IMPORTÂNCIA DA LEITRUA PARA O ENSINO E

APRENDIZAGEM

VILA VELHA

2017

A IMPORTÂNCIA DA LEITRUA PARA O ENSINO E    

APRENDIZAGEM

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Faculdade Educacional da Lapa-FAEL, como requisito parcial para a obtenção de notas.

VILA VELHA

2017

 INTRODUÇÃO

A leitura na educação infantil é de suma importância, pois contribui diretamente para enriquecimento do ensino/aprendizagem, promove a socialização e trocas de aprendizagens. A literatura nos permite vivenciar momentos maravilhosos, fantásticos e mágicos. Aos poucos se percebe que a literatura deixa de ser vista como um passatempo e passa a fazer parte da vida cotidiana das crianças, isto porque, felizmente na maioria das nossas escolas, a literatura infantil passou a fazer parte da prática pedagógica dos professores. À valorização da literatura infantil como fenômeno significativo e de amplo alcance na formação das mentes é de extrema importância para que a criança possa compreender valores básicos na conduta humana, no convívio social.

Este presente trabalho tem como principal objetivo falar sobre a importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Sabemos que a leitura é essencial na vida de qualquer cidadão, mas na infância é fundamental, pois é nesta fase que se cria os hábitos, as habilidades, etc. É na infância que o gosto pela leitura tende a se transformar em hábito. Quanto mais cedo elas tiverem contato com os livros e conhecer o prazer que a leitura nos transmite, maior a chance de se tornarem um leitor para vida toda.

A falta de habilidades de leitura, de interpretação e de escrita vem sendo um dos problemas mais graves no ensino, pois a leitura encontra-se presente em todos os momentos dentro do ambiente escolar, uma vez que o estímulo e o incentivo não ocorrem na educação infantil, as chances de conseguirmos bons alunos para os anos subsequentes da vida escolar são menores, mas se o mesmo for preparado desde cedo o aluno estará pronto pra continuar seus estudos com sucesso nos outros anos, assim como pessoal, profissional e dentro da sociedade de modo geral.

O principal objetivo deste projeto de ensino é formar leitores para vida toda, e formar cidadãos críticos e refectivos dentro de uma sociedade é mostrar ao docente a importância de trabalhar a leitura com os alunos, a fim de desenvolver o senso crítico, a criatividade, a comunicação, a expressão da linguagem oral e escrita, a imaginação, entre outras coisas que são essenciais na formação do indivíduo.

                        Conteúdos contribuirão de forma ampla para o desenvolvimento das crianças, incentivando os pequenos a explorar sua imaginação e faz de conta. Será desenvolvido dentro do projeto conteúdos como leitura oral e visual, manuseio dos livros, a criatividade, a exploração da linguagem oral e artística.

O Projeto de ensino será desenvolvido durante cinco dias, com duração de 50 minutos, conforme o interesse dos alunos, serão 5 dias de contação de história, cada dia uma história diferente. Iniciará com roda de conversa com questionamentos sobre o conhecimento dos alunos sobre a leitura e livros de história, nos demais dias haverá contação de história através de figuras.

Os recursos utilizados serão folha de papel oficio A4, lápis de escrever, lápis de cor, canetinha, giz de cera, cartaz com imagem dos personagens da história da “chapeuzinho vermelho” e diversos livros de historinhas infantis.

A avaliação ocorrerá através da observação dos alunos durante todo

o projeto.

Para realização do presente trabalho, utilizou-se como referencial teórico os atores Cunha (1974), Coelho (1986), Silva (1992) e Lajolo (1998), Abramovich (2003), Bakthin (1992), Cagliari (2003) entre outros autores.

Reconhecer a importância da literatura na educação infantil é contribuir para formação do hábito de ler.


DESENVOLVIMENTO

As crianças são capazes de construir o mundo através da leitura, ela é indispensável no desenvolvimento infantil em qualquer idade. O ato de ler nos permite vivenciar momento único e mágico, pois por meio dela podemos conhecer o mundo ao nosso redor.

Atualmente ouvimos muitas crianças e adolescentes reclamarem do desinteresse dos colegas pela leitura. Infelizmente hoje estamos vivenciando um período onde as mídias e as tecnologias estão cada vez mais presentes da vida das crianças, e com isso os livros estão sendo largados nas prateleiras, já não se conta histórias como antes. A forma mais culta de se adquirir conhecimento é ter o hábito de ler, e com estes avanços este hábito acabou ficando de lado, pois o uso da televisão, computadores, smartphones, entre outros, vem ficando em primeiro lugar. Embora sejam instrumentos também de informações, o ato de ler, o contato com o livro, leva o indivíduo a um horizonte infinito, onde podemos explorar descobrir, aprender, criar um novo mundo, entres outros.

Hoje no âmbito escolar, a preocupação está cada vez mais em conseguir formar bons leitores para o futuro, o número de alunos com dificuldades em leitura cresce a cada ano. O professor tem um imenso desafio em levar as crianças a terem o gosto e interesse pelos livros. Sabemos que não é nada fácil, pois nos dias atuais está mais cômodo até mesmo para os adultos, ao fazerem uso dos recursos com computador, televisão, do que sentar e lerem histórias para uma criança.

É fundamental que a criança tenha contato com a literatura desde cedo, principalmente pelo incentivo dos adultos, pois elas serão beneficiadas em vários aspectos. Ela aprende e pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral.

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à Educação, a leitura:

  • Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.
  • Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos.
  • Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação.
  • Aumenta o vocabulário: graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.
  • Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.
  • Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.
  • Facilita à escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor. (Texto da Redação Educar, do portal Educar para Crescer)
  • de suma  importância  desenvolver  o  hábito  e  o  interesse  pela

leitura, quando mais cedo melhor, pois se trata de um processo constante que ocorre durante toda vida. O ideal é que motive as crianças a terem contato com a leitura antes mesmo de irem para a escola. Cabe não só ao docente incentivar e ensinar a criança a ler e principalmente a gostar de ler, mas também aos pais e responsáveis, considerando que a criança passa a maioria do tempo junto com eles.

Estimulando o hábito da leitura desde a infância, a criança aprende que ler é algo tão importante e prazeroso, com certeza assim elas serão adultos cultos, dinâmicos e perspicazes. Segundo Cagliari (2003), o hábito da leitura é a maior herança que a criança pode receber, é por meio da leitura que o ser humano obtém o conhecimento, então é necessário que a escola em sua prática pedagógica desenvolva ações voltadas para a prática da leitura. Pois a leitura amplia os conhecimentos do ser humano, estimula o desejo por outras leituras, exercita a imaginação e a fantasia, contribui para compreender como funciona a escrita. O processo da leitura não se dá num só período, ao contrário é decorrente de um desenvolvimento por toda a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com