TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão na Educação de LIBRAS

Por:   •  6/7/2022  •  Resenha  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com Mantoan (2010), a inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. A educação é para todos, para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados e para todas as minorias.

O aluno surdo tem o direito de ser atendido pelo sistema regular de ensino. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, nº 9394/1996), estabelece que os sistemas de ensino, deverão assegurar, principalmente, professores especializados ou devidamente capacitados, que possam atuar com qualquer pessoa especial na sala de aula. O professor e/ou instrutor de Libras deve ter o olhar voltado para a realidade social e educacional do estudante para que isto facilite a maneira de abordar o conteúdo, além de facilitar a relação professor/estudante conquistando a empatia do educando. É importante que o educador utilize de metodologias dinâmicas e provocadoras, para que assim, ele possa instigar a curiosidade dos estudantes, desta forma, o aluno deixa de ser expectador e passa a ser sujeito da aula, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo.

Há algumas práticas inclusivas que o professor pode adotar dentro da sala de aula, respeitando sempre as especificidades de cada aluno, são elas:

1- Atividades lúdicas: Pode ser uma eficaz ferramenta para auxilio no processo de ensino e aprendizagem, os jogos didáticos podem ser considerados como fatores importantes na educação, levando em consideração a faixa etária que o estudante se encontra. Desta forma, o aluno tera uma melhora cognitiva, agregando conhecimento, potencializando sua atenção e concentração.

2- Atividades interativas: É uma ótima ferramenta para se trabalhar com o aluno. Pode ser disponibilizado materiais/conteúdo das aulas impresso, isso ira ajudar o aluno na escrita, no visual, nas associações da figura à palavra e etc. Dessa forma, o acompanhamento fica mais fácil e o aluno surdo não será prejudicando. Mas, é importante lembrar que o educador precisa ser especializado ou capacitado, ou seja, deve estar preparado para atender alunos com necessidades especiai.

Referências

LDB, nº 9394/1996. Presidência da República. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 10 dez 2020.

MANTOAN, Maria Teresa. O que é inclusão?. Disponível em http://www.bengalalegal.com/blog/?p=32. Acesso em 10 dez 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com