TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRATICA DA LEITURA

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.098 Palavras (13 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 13

MARIA APARECIDA BELARMINO DA SILVA

A Prática da Leitura

INSTITUTO EDUCACIONAL SUPERA

CURSO DE PEDAGOGIA

LUZIÂNIA - GO

2015

MARIA APARECIDA BELARMINO DA SILVA

A Prática da Leitura

Monografia apresentada ao curso de Pedagogia do Instituto Educacional Supera para obtenção da nota da disciplina TCC, sob a orientação do professor (a) Luciana Costa Reis de Almeida.

Luziânia - GO

2015


A Prática da leitura

                                                        

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo abordar a importância da prática da leitura, apontar como o docente pode incentivar seu aluno ao hábito de ler, visando apenas à leitura como algo interessante e prazeroso. Este artigo busca entender o gosto pela leitura sem obrigação, apenas por satisfação e prazer no que se faz, o interesse pela leitura, a prática da leitura na escola, o papel da escola no processo e os métodos de ensino da leitura. Além de apontar os pontos positivos, também vale ressaltar que é necessário apresentar os pontos negativos e, por fim, as consequências da falta de leitura na vida social de cada indivíduo.

Palavras- chaves: leitura, escola, vida social


Sumário

1 Introdução...............................................................................................Pg.07

2 Gosto pela Leitura...................................................................................Pg.08

2.1 Métodos para o ensino da Leitura......................................................Pg.12

3 Considerações finais..............................................................................Pg.15

4 Referências Bibliográficas.....................................................................Pg.16


 INTRODUÇÃO

Quando falamos na prática da leitura é necessário falar de educação, pois proporciona a melhoria da condição de vida e a posição social. A escola tem um papel fundamental para garantir o contato com a leitura desde criança, mais especificamente na primeira infância. A leitura deve ser inicializada pela vontade de ler. Para facilitar o gosto pela leitura, o leitor deve procurar assuntos que o interessam.

A leitura possibilita o desenvolvimento social do individuo. Por ela que construímos os principais conceitos da nossa formação enquanto ser humano. Um ensino eficaz é aquele capaz de desenvolver habilidades dos alunos ampliando assim a capacidade de desenvolver e compreender textos lidos.

Souza (1992, p.22) define que:

Leitura é basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade.

No mundo globalizado é cada vez maior a procura pela realização social e profissional, o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo, por isso é necessário que o indivíduo tenha acesso aos conhecimentos transmitidos por meio de tecnologia como internet que é de suma importância na nossa vida não deixando de lado os livros de diversos gêneros e os textos livres como jornalísticos artigos de opinião, cartas informativas, etc. As dificuldades no hábito de ler além de se tratarem de uma questão social também são tratadas como um problema cultural, um exemplo seria que em muitas escolas trabalha-se somente com textos literários e didáticos, muitos desses materiais são selecionados, apenas única e exclusivamente para facilitar a vida do professor, não pensando no aprendizado de qualidade que esse aluno poderia ter.

Mas é necessário ressaltar que esse tipo de atitude não é praticado em todas as escolas. Existem sim profissionais que desempenham seu papel como


educador de maneira responsável, desenvolvendo estratégias, planos de aula e didáticas que possam fazer a diferença em uma leitura eficiente e de qualidade. Já frisando, na questão social, podemos nos referir à questão política, pois não é de interesse dos governantes que tenhamos uma população alfabetizada e culturalmente crítica, portanto é de interesses dos políticos que tenhamos eleitores que não entendam de leis e muito menos que possam batalhar por seus direitos adquiridos por lei.

2- Gosto pela Leitura

Muito se questiona o grande poder que a leitura exerce sobre as pessoas. O local mais favorável para colocar em prática o gosto pela leitura seria na escola. Mas antes disso, o incentivo pela leitura deve se iniciar em casa, através dos pais, já que os filhos têm como referências e espelho as atitudes dos pais. É necessário que os pais criem situações para os filhos desenvolverem o hábito da leitura, permitindo que eles tenham facilidade no acesso a livros, revistas, gibis, etc. Sempre dialogando e mostrando a importância da leitura desde cedo, porque a escola não é a única responsável por ensinar o hábito de ler.

Para NOVA ESCOLA (nº234, p.56), o leitor lê por diversas razões: para refletir, sorrir, investigar, sonhar, relembrar, chorar e até sentir medo, - eles adoram se sentirem personagens dos autores, de alguma forma se sentem dentro da história, como um personagem. Isso é de suma importância, pois é fundamental para ajudar a refletir sobre a vida e determinar diversos significados para ela.

Não existe apenas um caminho para se tornar um bom leitor. A literatura está espalhada por diversos gêneros: crônicas, peças de teatro, romances, etc. Todo bom leitor é capaz de ter boas ideias criativas a partir do momento que lê livros inteligentes, bem escritos e que possam emocionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com