TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS

Por:   •  13/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR - PCC

Prática de Metodologias Ativas

Curso:                Letras - inglês

Aluno:         Junior Alcântara Peres

Matrícula:         202003131679

Disciplina:         Didática

Objetivos

Esta Proposta de Prática como Componente Curricular tem como objetivo refletir sobre as novas metodologias utilizadas em sala de aula, além de promover o aprendizado na elaboração de uma aula utilizando metodologias ativas.

Introdução

A didática é a parte da pedagogia que estuda os métodos e técnicas de ensino, a fim de colocar em prática as teorias abordadas dentro da área pedagógica. Através dos tempos, a didática foi se modificando e evoluindo conforme a realidade da sociedade. Por isso foi se tornando menos tradicional e mais progressista liberadora, de modo que atualmente a didática utiliza a educação como fator de mudança e transformação da sociedade.

Além disto, com o advento da era tecnológica e da propagação da informação, a forma das pessoas se comunicarem, se entreterem, se informarem mudou. Com a informação na ponta dos dedos e nas telas dos computadores, aulas expositivas, densas e pouco atraentes já não fazem mais sentido. Desse modo, um dos grandes desafios para os professores tem sido encontrar novas formas de engajar os alunos e os mantê-los motivados.

Por isso, a aprendizagem através da metodologia tradicional tem mudado gradativamente para a metodologia ativa. Na metodologia ativa, o aluno é o personagem principal e também o maior responsável pelo processo de aprendizado. A partir da mudança de paradigma em que os alunos são os protagonistas e os professores são facilitadores ou tutores, em geral os alunos conseguem desenvolver sua capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

Algumas técnicas de metodologia ativa: Aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, instrução em pares, aprendizagem baseada em jogos, entre outros.

A aprendizagem baseada em projetos busca fazer com que os alunos adquiram conhecimento através do desenvolvimento de projetos. Eles utilizarão os recursos disponíveis para desenvolver o projeto e buscar soluções possíveis para os problemas. Isso o ajudará a desenvolver um perfil investigativo e crítico perante algumas situações. O professor atuara como tutor, tirando as dúvidas e corrigindo os possíveis problemas na execução dos projetos.

A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é a técnica que exige do aluno que busque em seus conhecimentos práticos e teóricos, maneiras de solucionar um determinado problema. A ABP valoriza a capacidade de aprender e aplicar conhecimentos na solução de problemas concretos.

A aprendizagem entre pares se trata da formação de equipes para que o aprendizado seja realizado através do compartilhamento de ideias e conhecimentos. Seja trabalhando em um projeto ou em algum estudo, os alunos podem resolver os desafios juntos, e com a ajuda mútua, aprender e ensinar ao mesmo tempo, levando em consideração opiniões divergentes e aprendendo a trabalhar em equipe.

Procedimentos Metodológicos

Esta prática utilizou como procedimentos metodológicos a observação de aulas e vídeo aulas sobre as várias formas de metodologias ativas, e também a confecção de um plano de aula baseado nas metodologias ativas e digitais.

4 – Resultados e Conclusão

 PLANO DE AULA

TEMA: Descobrindo a Língua Inglesa, seus falantes nativos, cultura e tradições.

ANO SUGERIDO: Ensino fundamental

DURAÇÃO SUGERIDA: duas aulas para introdução e preparação, duas aulas para

apresentação dos alunos e discussões finais.

OBJETIVOS:

Identificar os países que utilizam a língua inglesa como língua oficial, quais os contextos históricos e culturais, as diferentes entonações da língua falada. Identificar e compreender as diferenças sociais e culturais entre os principais países que usam o inglês no seu dia a dia. promover curiosidade e o senso crítico dos alunos; explorar a autonomia dos alunos, trabalho em equipe e o desenvolvimento do aprendizado da língua através da pesquisa.

DESENVOLVIMENTO:

Aula 1

Escrever os nomes dos principais países que adotam a língua inglesa como língua oficial, dar um tempo para que os alunos leiam e despertem a curiosidade. Questionar os alunos se eles sabem sobre o que irão conversar e aprender na aula. Dar uma breve introdução sobre o que irão discutir e pedir para que eles se dividam em duplas ou em grupos de debates.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com