TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização: a (des)aprendizagem das funções da escrita

Por:   •  25/5/2015  •  Dissertação  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 2

Alfabetização: a (des)aprendizagem das funções da escrita.
São de natureza sociolingüística os estudos lingüísticos que se vem desenvolvendo sobre alfabetização. Estando o fracasso escolar em alfabetização maciçamente concentrado nas crianças pertencentes às camadas populares, não há como negar que esse fracasso se deve ao problemas decorrentes da distancia entre a variedade escrita do dialeto padrão e os dialetos não padrão de que são falantes essas crianças. Assim, os estudos lingüísticos sobre a alfabetização, vêm tentando descrever os dialetos de comunidades de fala, correlacionando-os com variáveis sociais, particularmente com a variável nível socioeconômico, e contrastando-os com a língua escrita. 
Esses estudos têm sido predominantemente estruturais, são estudos que buscam identificar as diferenças estruturais entre as gramáticas da fala e da escrita – diferença morfológica, sintática e, sobretudo, as diferenças entre o sistema fonológico e o sistema ortográfico. 
Estudos e pesquisas sobre a alfabetização numa perspectiva funcional têm sido menos frequentes, entretanto, os aspectos funcionais da aprendizagem da língua escrita são tão relevantes quanto os aspectos estruturais e pode-se entender de duas maneiras dependendo da interpretação que se dê a expressão unção da língua escrita”.
Pode-se se dar à palavra função o sentido de uso, papel, e então a expressão “função da língua escrita” designaria os usos da escrita em determinada estrutura social, isto é, a função social da escrita. Sob essa perspectiva os estudos se voltam para as características do uso da escrita em determinada sociedade, seus determinantes e suas consequências, o papel que a escrita desempenha as sociedade.
Uma outra maneira de entender uma perspectiva funcional da alfabetização é a que decorre de uma segunda interpretação que se pode dar à expressão funções da língua escrita”. Entendendo a palavra função como finalidade, a expressão “funções da língua escrita” designaria a finalidade atribuída à enunciação, em situações de interação. 
Enquanto os DIALETOS, objetos de estudos estruturais, descrevem a distribuição espacial e hierárquica de aspectos fonológicos, léxicos, morfológicos, sintáticos, os REGISTROS, objetos de estudos funcionais, voltam-se para o sistema sociossemântico, e descrevem a distribuição social de modos de significação.
Um componente importante da aquisição da fala pela criança é a aprendizagem das funções atribuídas ao uso da língua, como essa aprendizagem se faz por intermédio do processo de socialização, a criança aprenderá a atribuir à língua as funções que lhe atribui o contexto cultural em que se aprende. O processo de socialização tem características fundamentalmente diferentes, em classes sociais diferentes, pode-se seguramente levantar a hipótese de que as funções atribuídas ao uso da língua serão também diferentes, em classes sociais diferentes. As diferenças relacionam-se, essencialmente, com uma interpretação funcional da língua: a diferença fundamental estaria na ênfase relativa posta nas diferentes funções da língua, portanto, as diferenças linguísticas não são somente estruturais, mas sobre tudo sociossemânticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com