TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E DA ESCRITA

Por:   •  24/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: PEDAGOGIA

 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E DA ESCRITA

ACADÊMICAS:

CÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ DE SOUSA – RA. 4301785049

CRISTIANE PEREIRA DOS SANTOS – RA. 4925919298

GIOVANA ALEXANDRE PIO SILVA – RA. 4300064697

HELOÍSA APARECIDA AZEVEDO DA SILVA – RA. 6396247464

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL: SANDRA PEREIRA

PROFESSOR-TUTOR A DISTANCIA: ADRIANA DA SILVA RAMOS DE OLIVEIRA

Anápolis – GO

2015

JUSTIFICATIVA

Ao realizarmos este pré-projeto de pesquisa, visamos esclarecer um pouco mais sobre as causas das dificuldades de aprendizagem tanto na leitura quanto na escrita e também analisar alguns pontos positivos que possam ajudar não só os nossos alunos, mas ajudar também os profissionais da área da educação que sofrem com essa fase do processo educativo. Sabemos que as causas das dificuldades de aprendizagem são inúmeras, mas não podemos desistir. Temos que buscar soluções para o problema, mesmo sabendo que é um processo muito lento e gradativo. No decorrer do nosso trabalho estaremos analisando e citando os problemas mais comuns e algumas soluções que alguns regentes nos exemplificaram e também alguma metodologia usada por nossos colegas de profissão, professores, em suas práticas pedagógicas.

Com certeza iremos aprender muito com nosso estudo e também deixar registrado aqui, pontos importantes para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

PROBLEMA

Quais são as maiores dificuldades encontradas pelos educadores relacionadas com a dificuldade na leitura e na escrita? O que deve ser feito para que esse problema seja solucionado ou pelo menos amenizado? Que metodologia deve ser usada para alcançarmos êxito no processo de aprendizagem da leitura e escrita? O que é mais complexo, ensinar a ler ou ensinar a escrever? Qual ou quais são os métodos mais viáveis a serem usados para sanar a dificuldade na leitura e na escrita? O que educadores, escola, sistema de ensino tem feito para vencer essa dificuldade que estamos analisando neste estudo acadêmico?

OBJETIVO GERAL

Identificar as dificuldades apresentadas na aprendizagem de leitura e na escrita, reconhecendo-as e procurando sanar essas dificuldades no dia a dia, melhorando as técnicas e a prática pedagógica na sala de aula.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Compreender a necessidade de um projeto de leitura com a finalidade de motivar os alunos a lerem e também escreverem corretamente.
  • Criar um cantinho da leitura, para que o aluno vá se familiarizando com o mundo da leitura e da escrita em que está inserido.
  • Motivar a escrita e a leitura diária.

METODOLOGIA

Para a realização deste estudo, usaremos a pesquisa bibliográfica, estudando, pesquisando vários autores que falam e se preocupam com o assunto que estamos abordando que é: Dificuldades de aprendizagem de leitura e de escrita.

Registraremos também depoimento de educadores experientes que vivem essa realidade no seu cotidiano em sala de aula, através de uma entrevista clara e objetiva, e que venha nos orientar a encontrar soluções imediatas para o problema que aqui apresentamos.

Iremos então analisar as dificuldades que citadas aqui em nosso estado, Goiás, usando a observação de alguns alunos, entrevista com alguns colegas professores e faremos uma análise juntamente com o grupo de educadores que estão também preocupados em sanar esse problema que é gritante no meio educacional.

Registraremos o problema e as possíveis soluções, sabendo que para a educação, para o ensino não existe uma receita, mas podemos buscar meios, técnicas e metodologias diferentes, pois cada para caso tem um procedimento diferente para ser aplicado e assim vamos aprendendo e ensinando a cada dia.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Abaixo,estão relacionadas às atividades que foram, que são e que serão realizadas nesta etapa do projeto.

Atividades

Março

Abril

Maio

Junho

Observar as orienta-

Ações dadas pelo tutor

X

Pesquisa bibliográfica

X

Entrevista com a Professora Regente

X

Análise do material coletado

X

Redação do artigo

X

X

Finalização do artigo

X

Postagem do artigo

X

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

ANTUNES, Celso. Como Desenvolver as Compor-

tências em Sala de Aula. 3ª Edição. Editoras Vozes. Petrópolis. R. J. 2001.

Celso Antunes, neste livro citado, aborda assuntos que todos os professores deveriam ler e colocar em prática no dia a dia pedagógico, pois mostra a grande necessidade que o educador deve de compreender os pilares da educação, as múltiplas competências e inteligências múltiplas e também como desenvolver uma prática pedagógica coerente e que atenda as necessidades e dificuldades dos alunos. Antunes reforça que o professor precisa ter além do bom senso, estar sempre atualizado, buscando sempre inovações para crescer academicamente e ajudar o aluno a adquirir um aprendizado que é o foco de todo educador.

CHALITA, Gabriel. Educação – A Solução está no Afeto. 5ª Edição. Editora Gente. São Paulo. S. P. 2001

Chalita cita que, falar de educação é muito mais do que discorrer sobre práticas pedagógicas, pois educação é acompanhar o desenvolvimento do aluno em todos os aspectos. E em seu livro, Chalita afirma que o afeto é o ingrediente principal para que a aprendizagem aconteça. Portanto se houver afetividade, haverá oportunidade do professor conhecer seus alunos e assim verificar o que está impedindo-o de vencer as dificuldades na aprendizagem.

FELTRAN, Antônio. LOPES, Antônia Osima. Entre outros, Técnicas de Ensino: Por Que Não? 10ª Edição. Editora Papirus. Campinas. S. P.

O livro aqui citado foi elaborado por um grupo de estudiosos que se preocupam com o desenvolvimento educacional de todos os cidadãos. Assim esse grupo apresenta técnicas para que o professor possa analisar e adequar o que melhor for para a realidade educacional de cada um. O livro trás temas que poderão ajudar a desmistificar esse problema que assusta todos os educadores que se preocupam com o progresso acadêmico dos alunos.

LEMOV, Doug. Aula nota 10 – 49 técnicas para ser um Professor Campeão de Audiência. 4ª Edição. Editora Fermahn. São Paulo. S. P. 2001.

Doug Lemov em seu livro “Aula nota 10” nos dá dicas importantes para que nossa prática pedagógica seja uma realização para nós educadores e para nossos alunos que ficarão felizes em aprender o que lhes é ensinado. Lemov acredita que para melhorar o ensino-aprendizagem é necessário melhorar a qualidade dos professores. Qualificação essa que se refere a qualidade de vida profissional e pessoal, pois acreditamos que um funcionário feliz, produz mais e melhor.

LIRA. Pe. Bruno Carneiro. Alfabetizar Letrado – uma Experiência na Pastoral da Criança. Editora Paulina, São Paulo. S. P. 2006.

O Pe. Bruno Carneiro Lira apresenta neste livro texto que nos leva a um aprofundamento, a uma reflexão sobre os processos da alfabetização e do letramento, levando em conta que a leitura e a escrita são fundamentais para nosso desenvolvimento em todos os sentidos, pois dependemos de ambos para nos comunicarmos uns com os outros, sendo que ler e escrever são a base para executar com qualidade a língua portuguesa. Segundo o autor a proposta de estudar esse processo e aprender como tal conhecimento pode contribuir para ampliar formas de socialização entre os alunos e demais componentes do processo de ensino. E é isso que temos como objetivo, que aprenda e se socialize.

MORAIS, Regis de. Sala de Aula – Que Espaço é Esse? 7ª Edição. Editora Papirus. Campinas. S. P. 1994.

Este livro nos ensina que a sala de aula é um espaço em que pode ser desenvolvido várias atividades que desenvolve o cognitivo da criança, a socialização, a criatividade, a interação e também é um lugar da veiculação do discurso dos oprimidos. É um lugar para reflexão para analisar os pontos negativos e positivos, corrigindo as falhas e buscando o crescimento acadêmico. O Livro nos leva a refletir que o espaço da sala de aula deve ser alegre, divertido, lúdico e onde o processo ensino–aprendizagem tenha um rumo promissor, confiante e agradável.

PIETRI, Émerson de. Práticas de Leitura e Elementos para a Atuação Docente. 2ª Edição. Editora Ediouro. Rio de Janeiro. R. J. 2009.

Neste livro é apresentado aspectos relacionados às práticas de leitura e como essas práticas são desenvolvidas em sala de aula. O autor aborda ainda que é necessário ter conhecimento sobre o assunto e também que o professor desenvolva a leitura para ter gosta pela leitura e assim motive seus alunos a vencer esse desafio que é superar as dificuldades da leitura e da escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com