TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldade de Aprendizagem que Envolve a Leitura e Escrita

Por:   •  1/3/2017  •  Artigo  •  3.444 Palavras (14 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 14

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus pelo dom da vida, pelo seu amor infinito. Ele que nos deu força e coragem para continuar até o final dessa caminhada.

        Aos nossos familiares por cada palavra e gesto de incentivo e pelas orações em nosso favor.

        Aos nossos filhos pela compreensão diante dos nossos momentos ausentes.

Aos mestres de todo o curso que possibilitaram uma bagagem muito vasta de aprendizagem. Em especial ao orientador Prof. Marcílio José Cursino de Araújo que com paciência e dedicação nos auxiliou na conclusão deste trabalho.

        A todos que direta e indiretamente fizeram parte dessa trajetória de busca a novos conhecimentos enriquecedores para nossa aprendizagem.

        Enfim, a todos aqueles que torcem pelo nosso sucesso.

“Os olhares, as celebridades, os sorrisos... Eu queria mostrar que era capaz de fazer o meu melhor mas, também que eu era capaz de ler”

Magic Johnson

DISLEXIA: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM QUE ENVOLVE A LEITURA E ESCRITA

RESUMO

Aprender não ocorre de forma solitária trata-se de um processo vincular que exige interação. A troca de informações entre os indivíduos de uma sociedade proporciona vários saberes que passam por diversas construções. Identificar a importância de se trabalhar em sala de aula com gêneros textuais na intenção de desenvolver a leitura dos alunos que apresentam dislexia é o objetivo que pretende-se alcançar. Cabe salientar que objetivou-se ainda resgatar os valores da leitura focando propostas que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, como o ato de ler por prazer gerando no educando uma disponibilidade em tornar essa ação uma forma natural e que se torne presente cada vez mais na vida dos mesmos. Através de dados coletados em artigos e sites institucionais foram identificados conceitos e aspectos relevantes para a realização deste estudo. Finalizamos com a conclusão que o interesse pela leitura é despertado devido ao tipo apresentado e na finalidade de informações precisas sobre um determinado assunto que o leitor obtém. Um aluno disléxico precisa ser estimulado de diversas formas para que desperte o interesse pela leitura e aos poucos se familiarizar com a leitura.

Palavras-chave: Leitura. Dislexia. Gêneros Textuais.

ABSTRACT

Learning is not a lonely the process link that requires interaction. The exchange of information between the individuals of a society provides various knowledges that go through several buildings. Identify the importance of work in the classroom with text genres in order to develop students ' reading featuring dyslexia is the goal you want to achieve. It's up to point out that the objective of rescuing the reading values still focusing on proposals that assist in teaching learning process, as the Act of reading for pleasure generating in educating a willingness to make this a natural way and it becomes increasingly present in life. Through data collected in articles and institutional sites were identified concepts and aspects relevant to this study. We end with the conclusion that the interest in reading is awakened due to the type and purpose of presented accurate information about a particular subject that the reader gets. A Dyslexic student needs to be stimulated in different ways so that awaken the interest in reading and gradually become familiar with reading.  

Keywords: reading. Dyslexia. Text Genres

* Mestre em Tecnolgia Ambiental - ITEP

** Alunos pós graduando do curso de Educação Especial da Faculdade Joaquim Nabuco


1. Introdução

        A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que limita o desenvolvimento da criança em relação à leitura e escrita. De acordo com Ulbra (2008, p. 43), ”a dislexia pode ser definida como distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula”.

O disléxico apresenta alguns sinais que podem demonstrar sua condição como dificuldade em rimar, reconhecer letras e fonemas, soletrar, ler em voz alta, memorizar e apresenta ainda disgrafia, discalculia, problemas com a memória de curto prazo, entre outros que podem ou não ocorrer de forma evidente (PEREIRA, 2009).

        Acredita-se que os gêneros textuais são indispensáveis quando se leva em consideração a aprendizagem de leitura e escrita. Para que se obtenham resultados positivos nesse contexto onde a leitura passa a ser importante para a formação de indivíduos críticos e ativos, é necessário que os educadores trabalhem gêneros textuais diversificados, já que os mesmos são considerados componentes importantíssimos no processo de desenvolvimento das práticas sociais pelo fato de fazer parte do convívio dos educandos (BAZERMAN, 2005).

        Vários são os distúrbios de aprendizagem que dificultam o desenvolvimento da criança. No entanto, este estudo abre um questionamento acerca de buscar informações sobre o tema abordado para que se compreenda sobre o mesmo. Sendo o gênero textual uma ferramenta de suma importância para o desenvolvimento da leitura, será possível que alunos com dislexia possam desenvolver suas habilidades leitoras a partir do mesmo?

O interesse pelo tema surgiu devido à possibilidade de compreensão de como a dislexia pode afetar no processo de aprendizagem da criança, além de promover o estudo sobre a importância de trabalhar com os gêneros textuais como auxilio na aprendizagem de alunos que apresentam dislexia. Percebendo-se as inúmeras dificuldades dos alunos em leitura e escrita se fez necessário um estudo mais detalhado para que possamos ajuda-los a superar suas dificuldades e ampliar sua capacidade de aprender.

Como objetivo geral este estudo procura resgatar os valores da leitura focando propostas que auxiliam no processo de ensino aprendizagem, como o ato de ler por prazer gerando no educando uma disponibilidade em tornar essa ação uma forma natural e que se torne presente cada vez mais na vida dos mesmos.

                Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa onde o estudo baseou-se no tipo de revisão bibliográfica realizada a partir da leitura de fontes secundárias como livros e periódicos como revistas, além de artigos, documentos monográficos e pesquisas em sites como SCIELO, BIREME, LILACS se atentado para os seguintes descritores: dislexia, distúrbios de aprendizagem, gêneros textuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com