TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Metodologias da Aprendizagem

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO DA DISCIPLINA:
METODOLOGIAS DA APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

Trabalho:

Elabore um projeto interdisciplinar para trabalhar a história de seu país no último ano do ensino médio. O projeto deve apresentar, obrigatoriamente, os seguintes elementos:

  1. A escolha e a delimitação do tema.
  2. As limitações do projeto.
  3. Os pontos fortes do projeto.
  4. O plano de trabalho com o tempo de duração, as bases teóricas, as atividades e os recursos pedagógicos necessários para realizá-lo.
  5. Os critérios e os instrumentos de avaliação do projeto.


Trabalho: METODOLOGIAS DA APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA

Nome e sobrenome(s) dos alunos: Jefferson Pinheiro Amorim Moura

Grupo: Individual.

Data: 10/02/2018

PROJETO INTERDISCIPLINAR – HISTÓRIA DO BRASIL


1        ESCOLHA E DELIMITAÇÃO DO TEMA

A educação de qualidade e o ensino nos dias de hoje está pautado no quanto o aluno consegue aprender, de acordo com todos os recursos didáticos possíveis e as atividades aplicáveis dentro da área ou do conteúdo em que se está trabalhando.

Mais do que transmitir conhecimento, hoje o ensino precisa manter uma conexão muito próxima com o cotidiano dos estudantes, trazer assuntos para atualização, discussão, e por meio dessas ferramentas formar não só o aluno, mas também o cidadão.

Para que haja essa conexão, as ferramentas à mão dos educadores são variadas, tais como os recursos didáticos, a aplicação cotidiana dos conteúdos, a vivência anterior de determinada área do conhecimento e sua importância no desenvolvimento de uma população, as tecnologias de informação e comunicação, dentre outras. A maneira como professores e alunos se relacionam com os diversos recursos apresentados são de fundamental relevância para que se possa transmitir certo tipo de conhecimento por meio do ensino e atingir o objetivo comum: a aprendizagem.

A utilização dos conceitos no cotidiano tem sido cada vez maior e seu planejamento e aplicação requerem uma análise criteriosa no que se refere aos conteúdos que serão trabalhados e as formas de aplicação dentro de sala de aula. Nas séries finais do Ensino Médio, no entanto, as disciplinas se apresentam como alicerce para a construção do conhecimento que permeará as escolhas dos alunos dentro das áreas de ensino que os mesmos gostarão de seguir daqui em diante, além de ter um foco preparatório para que o aluno possa passar pelos processos seletivos de ingresso no ensino superior.

Se pensarmos dentro de uma forma direta e repetitiva de repassagem dos conteúdos, teremos o que Freire (2002) chamava de Educação Bancária, onde os alunos eram meros sujeitos que recebiam passivamente o que era ensinado, tornando o conteúdo muitas vezes sem sentido. Para facilitar o aprendizado, os conteúdo têm sido mesclados com ideias inovadoras e concretas, e até mesmo fazendo uso da interdisciplinaridade (onde disciplinas de áreas distintas se juntam para que o mesmo conteúdo seja visto de ângulos diferentes) para que os alunos possam compreender com mais facilidade os processos que serão inseridos um a um, de maneira não menos rigorosa, mas com a finalidade de expandir o aprendizado.

Com isso, variados recursos são apresentados como uma alternativa que podem ser utilizados para que o processo de aprendizagem se dê da forma mais tranquila possível, sem que o aluno sofra impactos negativos com as disciplinas que em tese ele só poderia ver de maneira abstrata.

O conteúdo apresentado aqui será um projeto interdisciplinar para trabalhar a História do Brasil com alunos do último ano do ensino médio, envolvendo as disciplinas de História, Português, Geografia e Matemática.

A escolha do tema se deu de forma a entender que, naturalmente, apenas uma disciplina trabalha esse conteúdo dentro de sala de aula, porém, por se tratar de um viés de informação de base importante dentro do conhecimento do aluno, ao se trabalhar o conteúdo por meio da observação e das características de outras disciplinas, inclusive tentando buscar as informações pertinentes à época em que se está estudando, é possível potencializar o aprendizado e melhorar a fixação desse conteúdo.


2        LIMITAÇÕES DO PROJETO

O projeto interdisciplinar para trabalhar a História do Brasil com alunos do último ano do Ensino Médio, envolvendo as disciplinas de História, Português, Geografia e Matemática deve levar em consideração algumas características de marcos históricos, inclusive no intuito de acompanhar o que está descrito na Proposta Pedagógica Curricular aderida pela escola dos conteúdos da disciplina central desse projeto, neste caso, a disciplina de História.

De acordo com Zamboni (2003), a História do Brasil e seu ensino dentro de uma matriz comum curricular pré-existente na maior parte do país remete à diretrizes das políticas públicas desse período, voltadas também para o fomento e o ensino da diversidade encontrada na cultura, na religião, na mudança das formas de poderes e de lideranças encontradas no país, nas características geográficas e na educação, que incorporaram metas de conservação e recuperação do patrimônio nacional (ecológico e cultural), e das memórias múltiplas, reconhecendo as diferentes identidades do povo brasileiro.

Nesse sentido, faz-se necessário delimitar uma área para que todas as disciplinas possam se aproveitar do recorte histórico utilizado e promover as discussões voltadas para sua área dentro da temática.

Como a História do Brasil se divide e pode ser estudada de maneira linear e, como a própria história, não existe um ponto final ou um momento de parada para o estudo dessa disciplina do ponto de vista que a história nunca se finda, se tomaria muito tempo para o trabalho disciplinar durante o ano letivo, fato esse que leva o projeto a ser concentrado em uma área menor do conteúdo a ser estudado.

Sendo assim, a escolha da delimitação envolve os fatores mais importantes da construção da identidade do país e de sua mescla de cultura e miscigenação populacional, que se deu durante o período da Monarquia e na Primeira República. Soma-se a isso o fato de que as curiosidades e pontos relevantes de outras disciplinas também podem ser trabalhados dentro desse marco temporal.


3        PONTOS FORTES DO PROJETO

Como a própria característica interdisciplinar do projeto já pressupõe, trabalhar a mescla de diferentes tipos de disciplinas compostas e provenientes de diferentes áreas, a partir das características semelhantes de um mesmo conteúdo potencializa o aprendizado e torna o objeto de estudo mais interessante, uma vez que o aluno pode se identificar com uma abordagem disciplinar diferente daquela que seja utilizada monotonamente por apenas uma área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com