TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO EM SALA DE AULA

Por:   •  19/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 5

 [pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Macapá

2015

FLÁVIA CASTELO DE QUEIROZ

LUCICLEIA DE JESUS NASCIMENTOS DOS SANTOS

MARIA ANGELA DE ABREU SANTIAGO

PRÁTICA DE ENSINO EM SALA DE AULA

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Metodologia e prática do ensino da língua portuguesa, ministrada pelo Professor Katsumi Sanada, vinculado ao colegiado de Pedagogia da Universidade Paulista.

Macapá

2015

CONCEITO

Prática de ensino em sala de aula.


        Podemos entender como pratica de ensino o saber do professor com ajuda de métodos e metodologia regida por ações intencionais, conscientes, dirigidas para um fim educativo, tendo como foco a construção de conhecimentos.

         Tal prática certamente tem forte influência no sucesso ou fracasso escolar do aluno, assim como um conjunto de fatores, como participação da família na escola, apoio do corpo técnico pedagógico, estrutura física e financeira escolar.

         Mas dependendo de como a prática de aprendizagem, ele exerce forte influência em despertar o aluno a elaborar reflexões, sobre o saber fazer e entender por que se faz. Há habilidade importante que a sociedade atual exige que o aluno alcance durante a vida escolar, mas que ultimamente vemos através de avaliações que são desenvolvidas para medir a qualidade de ensino, varias fragilidade em termos de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento administrados de acordo com cada ano escolar que os quais se encontram.

         Frente a essa realidade vaias são as reflexões sobre o modelo de educação oferecida principalmente na rede publica de ensino.

         O ensino só se torna significativo quando vai além da transferência de conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade e que se encontram nos livros didáticos, recurso que nas praticas tradicionais de ensino o professor usa única e exclusivamente como ferramenta pra transferir conhecimentos, e que de certa forma só servem para memorizar datas comemorativas e fatos históricos, com isso impedindo o aluno a refletir sobre o saber fazer e entender como ser faz, assim como a importância social.    

         Nesse contexto como afirma ( Freira 2002) para que uma prática de ensino seja transformadora e bem sucedida, partir da compreensão de que ensinar não é transferir conhecimento, mais criar possibilidade para sua produção ou construção (pg. 25). Seguindo essa linha de pensamento, vale ressaltar que só rompendo com a visão fragmentada de pratica de ensino da transferência do conhecimento pode se avançar na qualidade do mesmo. Pois pesquisas mostram que quando o profissional investe em sua formação continuada se utiliza de métodos, metodologias contextualizadas os alunos ate mesmo aqueles portadores de deficiências as quais dificultam a aprendizagem obtém bons resultados. Portanto a qualidade de uma educação pública e de qualidade, não depende só de fatores externos, mas o modelo de prática deve ensino influência e é o termômetro pelo qual se mede os bons rendimentos escolares do aluno assim como também acarreta evasão escolar, repetência, analfabetismo funcional, e outros obstáculos que impedem a formação escolar e vida social do estudante.

         Portanto ajustar a prática de ensino a parâmetros, ações educativas, e tratamentos de informações e vida social do aluno que vão além do simples ato de transferir conhecimento, certamente favorece ao educador realização profissional e saltos qualitativos no modelo de educação que hoje, apesar de grandes avanços se encontra fragilizada quando à qualidade que oferecida principalmente na rede publica onde se encontram os filhos dos trabalhadores menos favorecidos na sociedade.

         Retrato dessa realidade é visto principalmente quando em a cada dois anos as escolas possam pelo (IDEB) o qual indica o desenvolvimento da educação básica no país e que através dele podemos ver que o resultado apresentado pelas escolas publica são negativo quando o desenvolvimento de competência e habilidades adquiridas pelos alunos, as quais não atendem aos parâmetros nacionais da educação. Fato que de certa forma os indicadores de resultados certamente dependem de vários fatores políticos econômicos e sociais que, variam de acordo com a realidade de cada região certamente não somente da pratica de ensino dos profissionais que atuam nas salas de aula e não que eles não sejam bons e compromissados, mas a escola que em sua maioria obtém péssimos resultados pode questionar, quais ações pedagógicas são desenvolvidas para melhorar a qualidade de ensino? Os profissionais se preocupam com sua formação continuada? Em fim vário é os questionamento e diferentes influencias que pesam na qualidade da educação brasileira, porem não se pode esquecer que quando as práticas de ensino construtivista critica social dos conteúdos são postas de fato em prática a escola assim como o conhecimento nela trabalhado se tornam significativas para a o aluno o qual certamente reflete sobre sua importância para vida social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com