TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Pedagogia a Distância

Por:   •  10/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

Curso de Pedagogia a Distância

Disciplina de Didática I

Aluno(a): Larissa Beatryz Degracia        RGM: 113.205

Polo: Taío/SC

Professora: Inês Velter Marques

ATIVIDADES DAS AULAS – 01 e 02:

1. Descreva sobre o processo histórico de construção da didática e sua funcionalidade enquanto disciplina e método. (1.0)

R: O processo histórico de construção da didática no Brasil começa no período de 1549 a 1930, pelos jesuítas, os principais educadores do período colonial, atuando de 1549 a 1759, primeiro padres catequizavam os índios e negros, para em seguida ensinar a ação pedagógica marcada pelas formas dogmáticas do pensamento. O ensino era referente à realidade da vida das pessoas, exercício da memória e o desenvolvimento do raciocínio.

Em 1759 os jesuítas foram expulsos do Brasil, assim ocorreram poucas mudanças na educação durante o Império e a República, umas delas em destaque foi à eliminação do ensino religioso nas escolas públicas, passando a ser laicidade.

Já em 1930 a educação tem um avanço, pois começa o ensino superior, para a formação de professores de docência, sendo a origem Didática em 1934 como ponto central da renovação do ensino. Portanto a funcionalidade enquanto disciplina e método de ensino não parou no tempo até nos dias atuais podemos observar a evolução e crescimento da educação no Brasil.

Pois o foco central da educação é o aluno e para obter um ensino de qualidade temos que ter professores qualificados nas disciplinas que estão atuados e sempre olhar para o passado até o presente da sociedade para tiramos os conhecimentos ali presentes.

2. As tendências pedagógicas estão associadas ao contexto histórico, econômico, social, político e educacional de uma sociedade, que envolvem o processo educacional nas relações entre professor (educador), aluno (criança) e o conteúdo (aprendizagens). Desta forma, apresente abaixo três características específicas para cada uma dessas tendências: (0.5)

Tradicional:

  • Os jesuítas como os principais educadores do Brasil, tinham o objetivo de ensinar a memorização e o desenvolvimento do raciocínio.
  • O método leigo, focado na pedagogia tradicional onde o aluno é educado para seguir atentamente a explicação do professor e atingir pelo próprio esforço sua plena realização como pessoa, de forma de hierarquizada e verticalista, sendo assim um ensino humanístico de cultura geral.
  • Na tendência tradicional o ensino é centralizado no professor, onde somente ele pode falar e seus alunos serem os ouvintes, sem dialogo e interação. Portanto sendo um ensino de forma solida, rígida e normativa de informação. Assim o professor não tinha o conhecimento se o aluno aprendia ou não.

Tecnicista:

  • É o inicio do ensino-aprendizagem na teoria e prática, baseado na disciplina de raciocínio e mecanicista, o professor teve um novo modo de avaliar e ensinar seus alunos.
  • A Revolução Industrial deu auxilio na educação, pois precisavam de mão-de-obra qualificada, então as pessoas acabam agindo em forma de mecanismo, podemos usar o como exemplo o filme de Charles Chaplin.
  • E outros fatores importantes são as tecnologias e a organização do ensino.  

Libertária:

  • A principal preocupação da libertária pedagógica é transformar a personalidade dos alunos num sentido libertário e auto gestionário.
  • Dar a educação um sentido antiautoritário, ensinar nas escolas trabalhos grupal, distribuir o poder. Também proporcionar aos alunos a sua busca a autoestima da solidariedade.
  • O poder do professor é estimular os processos de reflexão e aprendizado, ele não pode forçar o aluno a estudar o que ele não quer.  

"Crítico-social dos conteúdos" ou "Histórico Crítica":

  • A formação pedagógica do homem só ocorre com a elevação da consciência coletiva.
  • O aluno é trabalho de modo geral (concreto), feito uma análise crítica. Sempre valorizado o saber do aluno que se tem consigo e reelaborado que conscientemente posso gerar mudanças na realidade.
  • O professor tem outra visão de ensino sendo um processo sistemático e intencional de difusão e elaboração de conteúdos culturais e científicos. De uma maneira mais ampla de reflexão.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/ensino-tradicional/11345, https://www.pedagogia.com.br/conteudos/tradicional.php, https://www.educabrasil.com.br/pedagogia-tecnicista/, https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/pedagogia-libertaria/32709, https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/pedagogia/32706

3. Descreva o tipo de didática utilizada pelo(a) professor(a) que mais marcou seu processo de escolarização enquanto aluno(a) na escola que frequentou na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou Superior e qual tendência o mesmo utilizava ou utiliza enquanto metodologia para as suas aulas. Justifique. (0.5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com