TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado Ensino Médio: Investigação Do Contexto Escolar E Observação De Aulas

Por:   •  25/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.370 Palavras (14 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

JAMILE DAMASCENO SANTOS,  RU 958926, TURMA 2016/03

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO: INVESTIGAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO DE AULAS

ITIÚBA

2021

CENTRO UNIVERSITÁRIO  INTERNACIONAL UNINTER

JAMILE DAMASCENO SANTOS, RU 958926, TURMA 03/2016

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

     Relatório de Estágio supervisionado Ensino Médio: Investigação do Contexto Escolar e Observação de Aulas, apresentado ao curso de Licenciatura em Letras do Centro Universitário Internacional UNINTER.  

                                                                         Tutor: Osvaldo Odilon

Polo de Apoio EAD: Itiúba

ITIÙBA

2021

        

        SUMÁRIO

1 Introdução.................................................................................................................4

2 Identificação da EscolaEstagiada............................................................................5

2.1 Concepção Pedagógica da  Escola........................................................................6

2.2 Descrisção e Análise Reflexiva da Escola Estagiada............................................7

2.3 Caracterização da Escola Estagiada.....................................................................8

2.4Caracterização dos Profissionais que Atuam na Escola Estagiada........................8

2.5 Caracterização dos profissionais que atuam na escola.........................................8

2.6 Caracterização da Turma Estagiada......................................................................8

2.7 Perfil da Professora Estagiada...............................................................................9

3 Descrisção das Aulas Observadas............................................................................9

4 Considerações Finais..............................................................................................13      

Referências................................................................................................................14

Anexos........................................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é um componente obrigatório que visa a implementação do desempenho profissional do aluno-docente, por meio de experiências e práticas educativas, lhe proporcionando uma afinidade com a realidade na qual atuará, dessa forma o Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre e vislumbrar futuras ações pedagógicas.  Ainda de  acordo com a Lei 11.788/2008, Art. 1º ,

 Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (Lei 11.788/2008, Art. 1o ).

O estágio supervisionado é extremamente importante para nossa formação  profissional, já que  temos a possibilidade de estarmos mais próximos do nosso futuro ambiente de trabalho, conhecendo como se dar as ações, os planejamentos e  as reais dificuldades enfrentadas pelos professores e por todo corpo docente da escola, é também através do estágio que poderemos aliar a teoria com a prática. Em nossa instituição o ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO está regulamentado pela Resolução nº 50/2012 do CEPE, que determina que durante o curso, é necessário o aluno estabelecer a relação da teoria com a prática para realizar sua formação docente. A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96 determina essa exigência. As Diretrizes do Curso de Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas recomendam pelo menos 400 horas de estágio, a ser realizado durante o curso. Essas atividades são solicitadas no Estágio, as quais precisam ser realizadas nas instituições da comunidade.

.        O Estágio Supervisionado Ensino Médio: investigação do contexto escolar e observação de aulas foi realizado pela aluna Jamile Damasceno Santos no período de 18 de outubro a 26 de novembro e orientado pelo professor José Humberto Pereira Campos, a escola na qual foi realizado o Estágio foi o Colégio Santo Antônio das Queimadas (CESAQ), com as turmas do 1º, 2º, 3º ano do Ensino Médio no período noturno.

A metodologia adotada pela professora é explicativa reflexiva, sempre propondo aos alunos, falar, ouvir, ler e produzir textos, além de sempre trazer para a sala de aula situações de análise e reflexões acerca da língua.

O relatório de observação de estágio de Língua Portuguesa  tem como objetivos descrever a realidade educacional da escola visitada, compreender a construção do ensino e consequentemente a da aprendizagem nos ambientes escolares observados, nele serão apresentados a identificação da escola estagiada, concepção pedagógica da escola, descrição e análise reflexiva do estágio supervisionado, caracterização estrutural da escola, caracterização dos profissionais que atuam na escola, caracterização da turma estagiada, perfil da professora estagiada e descrição das aulas observadas.

É por meio do Estágio que nós profissionais licenciados em Letras poderemos conhecer a realidade das escolas e suas ações diante da comunidade escolar, sentirmos como é ministrar aulas, avaliar atividades e administrar as mais diversas situações. Desta forma percebemos o quão relevante é o estágio em Letras.


2 INDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O Estágio supervisionado-Ensino Médio Investigação do Contexto Escolar foi    realizado no Colégio Estadual Santo Antônio das Queimadas (CESAQ), situada à rodovia BA 120 km 90 lote Sonia Maria nº30 bairro Nova Queimadas, na cidade de Queimadas BA e conta com uma extensão no distrito de Espanta Gado que fica a 48 km da sede, no qual realizei o estágio,  CEP 4886000.  O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (75)36441945 e do e-mail cesaq.queimadas@educação.ba.gov.br. A escola oferta atendimento  no Ensino Médio no período noturno.  A instituição atende um total de 77 alunos.. O estágio foi realizado no período de 03 de agosto de 2017 a 23 de agosto de 2017 no turno noturno, sendo observada as  turmas de 1º,2ºe 3ºAno do Ensino Médio.

O colégio Estadual Santo  Antônio das Queimadas  possui espaço físico  pequeno ,pois tem apenas 04 salas de aula, três banheiros, uma cantina,  um corredor grande e uma pequena sala onde funciona diretoria, salas de professores e onde também são guardados todos os documentos e materiais didáticos da escola. As salas de aula são iluminadas por lâmpadas fluorescentes, sendo quatro fluorescentes em cada sala de aula , as salas também contam com ventiladores e a pintura está bem conservada.

A cantina onde são preparadas as merendas é pequena, porém bem organizada, dispõe de dois armários onde são guardados os alimentos, uma geladeira, um frezer, uma mesa, e um fogão industrial. O almoxarifado é localizado ao lado da cantina, espaço este utilizado para armazenar produtos e materiais de limpeza.

Com relação aos banheiros compreende 01(um) masculino, 01 (um) feminino, 01(um) para uso dos professores com sanitários e pias. Não dispõe de banheiros adequado a portadores de necessidades  especiais físicas.

A escola possui recursos multimídia televisores, um DVD, notebooks, um retroprojetor, caixa amplificadora, todos esses equipamentos são usados para facilitar os trabalhos dos professores.

2.1 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

 

Segundo a escola o Projeto Político Pedagógico é o instrumento indispensável à organização e funcionamento da unidade escolar, expressando a sua identidade e definindo as bases políticas, filosóficas e pedagógicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com