TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTEGRAÇAO ESCOLA X COMUNIDADE

Por:   •  20/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Rayane Martins da Silva – RA 1927217

Polo Venda Nova do Imigrante-ES 2020

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Caxixe (EMEF CAXIXE), está localizada na Rua projetada, s/n, Alto Caxixe, Venda Nova do Imigrante- ES, CEP: 29.375-000, contatos: (28) 3546-5230 e e-mail escolacaxixe@gmail.com. O horário de funcionamento é das 7h00min da manhã às 17h00min. É uma instituição pública mantida e organizada pela Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante-ES.

A localização da escola fica  no centro do distrito, sendo compatível com os alunos que residem nas proximidades, bem como aqueles que se concentram um pouco mais distantes, sendo estes atendidos pelo transporte público municipal da rede.

Um problema que pudi observar sendo moradora da comunidade é gravidez na adolescência e a incidencia muito grande de adolescentes infectados por alguma doença sexualmente transmissíveis. A educação sexual nas escolas é fundamental para reduzir esses números e para  combater à evasão escolar de adolescentes grávidas.

A falta de informação de qualidade é a principal razão da persistência dos números de gravidez na adolescência e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). É fácil falar que o jovem não tem responsabilidade quando falta informação. Tratam-se esse tema com preconceito, não dá para esperar que ele tenha uma resposta adequada.

A Orientação Sexual oportuniza uma parceria com a família abre um espaço para que educadores e pais atuem juntos na formação de crianças e de adolescentes, aproximando a família e a escola num processo de interação.

              Criar espaços de diálogo entre adolescentes, jovens, professores, profissionais de saúde, pais, responsáveis e comunidade é, comprovadamente, um importante instrumento para construir uma resposta social com vistas à superaçao das relaçoes de vulnerabilidade às DSTs, à infecçao pelo HIV e à AIDS, assim como à gravidez precoce e não-planejada. Para tanto as açoes a serem desenvolvidas devem ir além da dimensao cognitiva, levando em conta aspectos subjetivos, questoes relativas às identidades e às práticas afetivas e sexuais no contexto das relaçoes humanas, da cultura e dos direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com