TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE

Por:   •  20/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

JOÃO FERREIRA DA SILVA

RA: 1533143

PÓLO LENCÓIS PAULISTA, 2016

JOÃO FERREIRA DA SILVA

RA: 1533143

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A

COMUNIDADE

Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP do curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola X Comunidade, ministrada pela Professora Raquel Bokums

PÓLO LENCÓIS PAULISTA, 2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVO        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        DESENVOLVIMENTO        

5.        METODOLOGIA        

6.        RESULTADO ESPERADO        

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

8.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

Nossos jovens ao completarem seus ciclos estudantis, visando ingressarem no próximo, sejam saindo do ensino fundamental para ingressarem no médio, ou ainda, do ensino médio para ingressarem no superior, não têm em sua formação, valores que os ajudem a definirem uma carreira profissional a seguir.

Quando concluem o ensino fundamental, já há um horizonte profissional possível, devido às diversas escolas técnicas integradas ao ensino médio. Por esse motivo, mesmo que a escola estudada no trabalho anterior, seja apenas do ensino fundamental, proponho neste trabalho de integração escola e comunidade, a participação de um profissional da escola que auxilie os alunos a encontrarem, ou mesmo despertarem para um caminho profissional, manifestando as suas vocações, para isso, mais adiante estarei apresentando um método para que este objetivo seja alcançado com sucesso.

Nas entrevistas colhidas para o trabalho anterior, dentre as inúmeras questões elaboradas e submetidas aos alunos abordados, foi feita uma específica, visando esta etapa do trabalho, que foi a famosa e tradicional pergunta: “o que você quer ser quando crescer?”. Quase em sua totalidade a resposta foi “não sei”, “não defini” ou “ainda não pensei nisso”.

  1. OBJETIVO

Tenho ciência que a integração entre o meio escolar e a comunidade pode e deve ser ampla, diversa, abrangente, em suma, se fosse resumir em uma só palavra, seria plena, porém observando, não somente nesta escola particularmente, e sim em grande parte das demais, tal ocorrência, ao qual por intermédio deste trabalho pretendo ao menos, amenizá-la, mesmo sabendo que uma definição, poderia ocorrer um pouco mais tarde, quando o educando estivesse concluindo o ensino médio, porém em virtude de tantas oportunidades, já no final do fundamental, almejo ajudá-los desde já.

Levenfus (1997) nos diz que a consolidação da identidade profissional é a última tarefa da adolescência e que os jovens, nesta etapa, são empurrados por uma sociedade que dita que a escolha profissional deve ocorrer ao fim do ensino médio, mas nem sempre essa etapa coincide com o momento que o jovem adquire a maturidade necessária para tal escolha. Às vezes ocorre antes e outras após, e quando este jovem não conta com um auxílio, pode ficar muito confuso e perdido.

A pretensão deste trabalho é preparar os estudantes, especificamente da escola EMEF DR. JOÃO MARIA DE ARAÚJO, para quando terminarem o seu ciclo de estudo, caso optem por um ensino médio profissionalizante, estejam aptos a escolherem o melhor curso, de acordo com suas aptidões.

  1. JUSTIFICATIVA

Selecionei este problema, pois de um modo geral, basicamente todos os jovens, com raras exceções, saem dos seus ciclos estudantis (Ensino fundamental e médio), perdidos no que diz respeito às suas vocações e muitas vezes ingressam em cursos técnicos profissionalizantes, e por não terem aptidão ao mesmo, perdem um tempo precioso, pois posteriormente, não exercem a profissão, gerando assim, além de um prejuízo a si mesmo, tiram a vaga de outros, ao qual o treinamento seria proveitoso e útil à sua vida profissional. Em resumo todos perdem: os alunos, a instituição mantenedora e por consequência a comunidade.

  1. DESENVOLVIMENTO

Toda instituição escolar deve ser um espaço aberto e democrático, permitindo à inserção da comunidade como um todo, somente assim ela cumprirá seu papel por completo e atenderá o que determina a LDBEN. Deve estar sensível e apta a incorporar as diversas transformações sociais, pois desta maneira irá entregar um educando habilitado e preparado para exercer a cidadania, conviver e cooperar com a sociedade em sua plenitude, tornando um elemento de transformação e evolução positiva do meio em que vive.

A escola recebe uma criança “crua” em conhecimentos e devolve à sociedade um homem preparado para vencer, apto ao sucesso e ser feliz em todos os aspectos da vida social, quando isto não ocorre, precisa de ajustes, às vezes bruscos, ou em casos com menor gravidade, uma mera sintonia fina, seria suficiente.

Veja o que diz a LBD (Lei nº 9.934), em seu CAPÍTULO II, Seção III:

Do Ensino Fundamental

Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (235.5 Kb)   docx (397.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com