TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento do SUS

Por:   •  18/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

SUS significa Sistema Único de Saúde, sendo um sistema público para a saúde brasileira. Foi inspirado no National Health Service do Reino Unido e criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, que determinou que é dever do Estado garantir saúde a toda população brasileira.  

A saúde era precária há um tempo atrás, e a primeira politica publica de atenção à saúde no Brasil, foi promovida no governo do presidente Rodrigues Alves. Nos anos 70 e 80, ocorreu o movimento sanitário, que tinha como objetivo construir um sistema público para atender os problemas encontrado no atendimento à população e garantir o direito universal à saúde. Em 1990 o Congresso Nacional aprovou a lei orgânica da saúde, que explica o processo e funcionamento do sistema institui regras. Desde então, os brasileiros passaram a ter direito à saúde universal e gratuita.

Apesar de ser um projeto encantador, o planejamento que foi escrito o papel não teve a mesma evolução na pratica. É possível notar que o atendimento público e de qualidade que foi prometido não acontece de maneira correta. Um dos preceitos do SUS é a garantia de equidade, que oferece os recursos necessários à saúde de acordo com a carência de cada paciente. Mas é fácil saber que isso não acontece! O que mais vemos nos jornais é a falta de equipamentos e remédios para atender o paciente.

Sendo assim, o SUS é um ótimo sistema e veio com um belo intuito, que é ajudar todas as classes e levar saúde publica a todos. Porém ainda tem muito o que melhoras e cumprir o planejamento e os preceitos que estão nele. Saúde é um direito de todos e ninguém aguenta mais perder um parente por falta de equipamentos, atendimento ou remédios.

https://www.conass.org.br/guiainformacao/o-processo-de-planejamento-no-sus/

https://www.saude.gov.br/images/pdf/2016/abril/19/2---e-Planejamento-Mapa-CIT-26-1-.10.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_%C3%9Anico_de_Sa%C3%BAde

https://www.infoescola.com/saude/sus/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com